Qua, 22/12/2021 - 13:53
Nuno Ferreira, presidente do município, diz, no entanto, que para já as atenções vão estar centradas na fase final do Campeonato Nacional de Voleibol de Praia, que se realiza na vila freixenista, em Julho do próximo ano.
“Está na calha já para 2023 um torneio internacional quadrangular, mas este executivo optou por dar passos firmes. Ou seja, primeiro vamos receber o estágio das selecções femininas de Portugal e Espanha, em pavilhão, na Páscoa, e, depois, no Verão, o Campeonato Nacional de Voleibol de Praia”.
E será a primeira vez que Freixo de Espada à Cinta recebe o Campeonato Nacional de Voleibol de Praia. Nuno Ferreira não tem dúvidas que a prova vai mexer com o turismo e a economia do concelho. “É uma prova que atrai multidões e que é um espectáculo fantástico para quem nos visita. Vamos, com certeza, ter muitos turistas a visitar Freixo”.
E para receber a competição nacional a Praia Fluvial da Congida vai ser alvo de obras. “Vamos criar um campo de futebol e voleibol de praia. Vamos também colocar, na Praia Fluvial da Congida, no Douro, uma piscina flutuante, fazer obras de requalificação de balneários de acesso à praia, entre outras obras que vão embelezar o espaço”.
Também será em Freixo de Espada à Cinta que as selecções femininas de voleibol de sub-17 de Portugal e Espanha vão realizar um estágio, no período da Páscoa.
Além do voleibol de praia e indoor, o Município de Freixo de Espada à Cinta vai apostar no BTT.
Em 2022, de 1 a 3 de Abril, a vila freixenista recebe a segunda etapa do Troféu Race Nature. São esperados mais de 150 betetistas para um evento que promete lotar a hotelaria. “Vamos ter mais de 400 pessoas na vila de Freixo, nesse fim-de-semana. Já estamos a incrementar na economia local, através desse evento, dinheiro. Posso dizer-lhe que organização do evento já reservou o Hotel Douro Superior todo em Freixo. Vamos esgotar a hotelaria”, destacou.
O Troféu Race Nature é composto por quatro provas, sendo que a primeira está marcada para Fevereiro em Albufeira, segue-se Freixo de Espada à Cinta, em Abril, Sabugal, em Julho, e Montemor-o-Velho, em Outubro.
Cada prova é composta por um prólogo e duas etapas. As provas realizam-se em orientação GPS, podendo ser realizadas individualmente ou em dupla.