Missas vão realizar-se com público a partir de sábado em Bragança

PUB.

Qua, 27/05/2020 - 09:03


As missas vão voltar a realizar-se com presença de pessoas, já este sábado, em Bragança.

As celebrações vão ser feitas com todos os cuidados e normas de segurança. O número de pessoas dentro das igrejas será restrito para respeitar o distanciamento. Terão que ser usadas máscaras e desinfectante.

“Vamos ter que usar as máscaras durante a celebração, respeitar a distância e vai ser introduzido o gel desinfectante. Devem começar a ocupar os lugares mais distantes da porta e devem abandonar a igreja por ordem”, explicou o padre Fernando Calado, da diocese Bragança-Miranda.

Quanto à comunhão, vai realizar-se na mesma, mas com o uso permanente de desinfectante.

“Vamos organizar a comunhão de uma forma diferente. Em vez de as pessoas irem com forme lhe apetecia, como estavam habituadas, vamos tentar organizar por filas, para que não haja cruzamentos de pessoas”, acrescentou.

Haverá um grupo de pessoas que ajudará no cumprimento das regras de segurança .

Entretanto a diocese de Bragança-Miranda adiantou que as tradicionais festas religiosas de Verão se vão realizar, nomeadamente as procissões, salvaguardando as questões sanitárias e adaptadas à actual realidade pandémica.

Vão voltar também a ser realizados casamentos, baptizados e comunhões. A diocese diz estar a procurar “formas criativas” para que as cerimónias tenham lugar.

Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Ângela Pais