Mirandeses deixam sugestões no aniversário da tomada de posse de Artur Nunes

PUB.

Ter, 02/11/2010 - 12:00


Apostar no turismo, investir no comércio e na indústria e ajudar a fixar os jovens na região. Um ano depois da tomada de posse de Artur Nunes como presidente da câmara de Miranda do Douro, eleito pelo PS, a CIR foi à rua ouvir balanço que os munícipes fazem deste primeiro ano de mandato.

Artur Nunes venceu em 2009 as eleições com 53% dos votos contra 44% derrotando assim a lista social-democrata.

 Um ano depois da tomada de posse, são várias as sugestões e conselhos deixados por alguns munícipes.

Antídio Neto diz que a câmara tem de poupar mais dinheiro.

 

“Estes três anos terão de ser de recuperação económica. As obras terão de parar. Temos de nos contentar com o que está feito. Não há dinheiro. Se temos de o poupar, a câmara também.”

 Ao longo do ano, são cerca de 150 mil os turistas que visitam Miranda do Douro.

Mas ainda é preciso atrair mais as pessoas ao concelho para ajudar os empresários locais.

 

 “Deviam fazer mais acessos para o turismo, como por exemplo um acesso ao campismo antes da época de verão e acessos para as autocaravanas”, diz uma comerciante. Outra diz que faltam “coisas novas para os turistas verem”. “Precisamos de mais turismo. Se falta o espanhol, chapéu”, diz outra munícipe.

 

Os munícipes dizem que há falta de população jovem. Um pólo universitário, como já houve, poderia ser uma solução para o problema.

 

“Achamos que há falta de juventude. Durante o dia não se vê uma alma. Nós, comerciantes, notamos isso. Se vão estudar para fora já não regressam”, diz outra comerciante. “Falta uma escola como houve a UTAD. Era óptimo”, diz um munícipe.

 

 As sugestões dos munícipes de Miranda do Douro numa altura em que se cumpre um ano desde a tomada de posse de Artur Nunes como presidente da câmara.

 No final, as opiniões não são consensuais.

 “Nem sequer há uma zona industrial para promover postos de trabalho. Se houvesse aqui uma fábrica de confecções já não tínhamos de ir a Guimarães. Mas vê-se que o presidente já tem feito muita coisa para promover a cidade”.

 Outro munícipe diz que “ainda há muito por fazer.”

Os munícipes de Miranda do Douro a deixarem as suas sugestões ao presidente da câmara, um ano após a tomada de posse.

Escrito por CIR