Mirandela inspecciona 21 das pontes do concelho

PUB.

Qui, 23/05/2019 - 10:51


Uma empresa especializada, contratada pela câmara de Mirandela, iniciou, esta semana, uma vistoria a 21 pontes do concelho, sinalizadas como prioritárias, para conhecer o estado das infraestruturas e proceder a eventuais intervenções, tendo em vista a segurança.

Até ao final desta semana, a intervenção está a ser feita às três pontes em pleno centro da cidade. Depois os trabalhos vão estender-se às pontes espalhadas pelo meio rural.

Em plena cidade encontram-se sobre o rio Tua, 3 das 21 pontes que estão a ser alvo de vistoria, e uma delas, a ponte Engenheiro Machado Vaz, que há 25 anos não é inspecionada, motivou a autarquia a promover uma vistoria geral que está a decorrer no concelho, como explica a autarca, Júlia Rodrigues.

“Temos de ter uma avaliação de uma empresa especializada, quer dos tabuleiros, quer das fundações das pontes, começamos por 21 pontes que foram aquelas que foram consideradas prioritárias pelos serviços técnicos do município. A ponte Eng.º Machado Vaz há 25 anos que não é inspecionada e o mau estado do piso do tabuleiro e dos passeios levou a autarquia a procurar uma solução para fazer a intervenção necessária. Quando a Estrada Nacional 15 foi desclassificada para estrada municipal e também foi incluída a ponte”, afirmou diz a autarca.

A ponte fazia parte do trajeto da antiga Estrada Nacional 15, que ligava Bragança ao Porto, e que foi sendo substituída, primeiro pelo IP4 e depois pela A4. A EN15 foi desclassificada para estrada municipal e “ao iniciarem-se as diligências para estudar a intervenção na ponte é que se constatou que a infraestrutura era da responsabilidade do município”, adianta a autarca mirandelense.

Como a câmara não tem capacidade técnica para fazer a monitorização e manutenção da ponte, foi possível estabelecer um acordo com a Infraestruturas de Portugal em que a empresa fica responsável pelas fundações e a autarquia pelo pavimento e passeios.

Pedro Paulo, da empresa responsável por estes trabalhos, explica o que nos primeiros dias “foi feita a inspecção com uma plataforma sobre camião, que permitiu inspecionar a parte inferior dos tabuleiros das três pontes no centro de Mirandela e já se iniciaram as inspecções subaquáticas com mergulhadores profissionais que vão observar a zona submersa dos pilares, permitindo detectar anomalias. São inspecções de carácter preventivo para ver se as estruturas estão a comportar de forma normal ou se possa existir algum problema que, a ser detectado, depois necessite de alguma intervenção correctiva”, sublinhou.

Júlia Rodrigues reitera que são apenas trabalhos de carácter preventivo, pelo que considera que não se trata de um custo, mas antes de um investimento na segurança.

Depois de concluídos os trabalhos nas três pontes da cidade, nas próximas semanas serão inspecionadas as restantes 18 do concelho consideradas prioritárias.

Os trabalhos estão a ser realizados por uma empresa especializada, a quem foram adjudicados por cerca de 19 mil euros. No final destas inspeções, será realizado um relatório para que sejam criados planos de manutenção e de intervenção. Escrito por rádio Terra Quente (CIR).

Foto: CM Mirandela