Mirandela criou Guia do Imigrante

PUB.

Sex, 05/11/2010 - 11:16


Para melhor se integrarem na sociedade onde residem, foi criado um Guia de Integração ao Imigrante, em Mirandela. Este Guia destina-se a todos os imigrantes que escolheram Portugal como país de acolhimento, e mais especificamente, os residentes no concelho de Mirandela.

O “Guia de Integração ao Imigrante” Conta com o apoio da autarquia local, que cobre os gastos de impressão e o disponibiliza nas diversas repartições publicas.

Para José Maçaira, vereador da Câmara de Mirandela, faz todo o sentido apoiar este tipo de iniciativas, tendo em conta que somos um país de emigrantes.

Daí o dever de receber bem quem escolhe o nosso país para viver e que pode fomentar o desenvolvimento da região.

"Há muitas razões para apoiarmos um projecto desta natureza. Não há ninguém na nossa região que não tenha nada a ver com a emigração. Tem familiares, amigos, alguém que conhece que é emigrante. Nos últimos anos temos sofrido a Imigração, que estimula a produtividade e não faz com que os nativos percam os seus empregos. O Interior do País cada vez é menos competitivo porque tem perdido gente. A imigração pode ser fundamental para o desenvolvimento do interior."

Esta compilação dá aos imigrantes ferramentas que os ajudam a conhecer os seus direitos e deveres.

"Tudo o que é básico como saber que direitos tem, quais os contactos da Segurança Social, onde é, onde pode pagar a água, que direitos tem no hospital, onde é, uma série de coisas."

 

O “Guia de Integração ao Imigrante” é da autoria dos formandos do Curso EFA – “Instalação e Manutenção de Sistemas Informáticos” a ser promovido em horário pós-laboral, em Mirandela.

Os 300 exemplares estão disponíveis nas diversas repartições públicas do concelho.

Escrito por CIR