Ter, 09/11/2010 - 11:23
O município Mirandês pretende consolidar as potencialidades do turismo religioso da região.
Assim, o presidente da Câmara Artur Nunes quer tornar o Santuário do Naso num local de referência nacional e internacional.
“Para que mais gente conheça a história não só do Naso mas também do Picão. O que está projectado é dar-lhe mais força e vigor. Temos um turismo cada vez maior em Portugal. A ideia é incluir o Naso no turismo religioso, a nível nacional. Não há um investimento específico mas a inclusão deste santuário nessa referência a nível nacional.
O santuário da Senhora do Naso, situado na aldeia da Póvoa, remonta ao séc. XI, e que congrega milhares de peregrinos de Portugal e Espanha.
À volta da capela principal, foram construídas 5 outras capelas, e reza a lenda que ela foi edificada por um casal mirandês.
José Almendra e Maria Lucas vêem o santuário como um local de culto cristão e contam à sua maneira a lenda da Senhora do Naso.
"É um santuário que transmite um sentimento muito religioso de todo o planalto mirandês. Andava aqui um senhor com o gado, apareceu-lhe N. Sra, que lhe disse que tinha de fazer uma capela. Ele disse à mulher mas ela zangou-se. Mas ficou doente e tiveram de fazer a capela", explica o devoto. Já Maria Lucas confirma que "nos dias de semana vê-se por aqui muita gente".
Este projecto de turismo envolto no Santuário do Naso é mais um pólo de atracção ao fluxo turístico nacional.
Estima-se que o turismo religioso em Portugal envolva cerca de 7 milhões de pessoas por ano.
Escrito por CIR