Miranda do Douro assina protocolo com Universidade Coimbra para o ensino da língua e cultura Mirandesas

PUB.

Sex, 22/09/2017 - 15:42


O Mirandês vai passar a ser ensinado nas escolas portuguesas e vai ser reconhecido nos currículos dos alunos. 

Miranda do Douro vai assinar na segunda-feira um protocolo com o ministério da Educação e a Universidade de Coimbra. Artur Nunes, o presidente da câmara municipal, conta que Miranda do Douro se associou a instituições de renome com o objectivo de que a cultura Mirandesa não fique restringida às terras de Miranda. “O projecto da língua mirandesa com parcerias com a universidade de Coimbra, o instituto Camões, o ministério da cultura, o ministério da educação também está envolvido no sentido da classificação dos currículos. O ministério dos negócios estrangeiros, no sentido da assinatura da carta europeia das línguas humanitárias que subscreveu o projecto”, adiantou.   
Este projecto já tinha sido candidatado em Dezembro de 2016 mas a comissão de coordenação chumbou o projecto em Maio deste ano e o município recorreu da decisão, por considerar que “o projecto estava bem cimentado. “O autarca diz que foram várias as questões colocadas em cima da mesa para a valorização e aprendizagem da segunda língua oficial de Portugal. “Uma universidade que aceite como válido o currículo e os professores para o ensino do mirandês. Essa universidade que assina o protocolo connosco, é a universidade de Coimbra, onde se vai leccionar o mirandês, esta é um pilar basilar. A formatação de currículos ao nível das escolas, passa efectivamente pela universidade de Coimbra e pelas parcerias ao nível do ministério da educação, neste projecto-piloto.”  
Com a colaboração do Agrupamento de Escolas de Miranda do Douro, comunidade escolar vai ser envolvida na aprendizagem da segunda língua oficial em Portugal.
O mirandês sobreviveu centenas de anos no isolamento, e no ano de 1999 foi reconhecido como a segunda língua oficial de Portugal.