Ministra da Cultura visita Museu do Douro

PUB.

Qui, 17/12/2009 - 10:12


A ministra da Cultura, Gabriela Canavilhas, elogiou ontem o modelo de gestão do Museu do Douro, no Peso da Régua, bem como a sua capacidade expositiva. A ministra presidiu à inauguração da exposição "Rios Douro", que vai estar patente no Museu do Douro até meados de 2011, tendo como protagonista o próprio rio.  

Depois de percorrer a exposição, Gabriela Canavilhas considerou o Museu um sítio de visita obrigatória.

“É uma zona com uma riqueza ambiental, paisagística e cultural e enorme densidade e está muito bem expressa neste museu” considera, acrescentando que “é de facto uma visita obrigatória e espero que consiga aumentar a sua implantação e tornar-se uma referência na museologia nacional”.

 

O orçamento do Museu do Douro para 2010 é de 900 mil euros, distribuídos pelo Governo, autarquias e fundadores privados.

A ministra da Cultura adiantou que o Estado já disponibiliza àquele espaço museológico uma verba muito superior à que dá a outros museus do país.

“O Estado já é um parceiro de grande relevância neste projecto pois o financiamento anual do ministério da cultura para este museu é muito superior ao de outros museus que é de 500 mil euros” refere a ministra.

 

Gabriela Canavilhas reconheceu também que há câmaras que não estão a pagar a tempo e horas a sua comparticipação para o funcionamento do Museu do Douro.

No entanto, acredita que hão-de vir melhores dias.

“Nós estamos a par das dificuldades, mas estou certa que o sucesso deste museu será um bom incentivo para que os parceiros se mostrem pontuais nas suas obrigações” espera Gabriela Canavilhas.

 

Desde ontem, está aberta no Museu do Douro a exposição "Rios Douro", que é composta por várias mostras e que poderão ser vistas até Abril de 2011.

Escrito por CIR