Mercados do distrito sem dinâmica comercial

PUB.

Qua, 02/03/2016 - 11:22


 Os mercados no distrito de Bragança têm vindo a enfrentar um declínio acentuado alguns não funcionam, outros vão ser reestruturados e há até mercados que já encerraram. Mogadouro não tem um mercado há cerca de 10 anos, altura em que foi demolido, para no mesmo local ser construída a Casa das Artes e Ofícios e um parque. A autarquia tem agora um projecto para construção de um novo mercado de venda de produtos locais. O Mercado Municipal de Carrazeda de Ansiães “nunca funcionou e não tinha expressão comercial”, de acordo com o autarca. Parte do edifício foi agora demolida e vai dar lugar a um Centro de Apoio Empresarial.

Em Vimioso o edifício existe e teve mesmo recentemente obras no valor de 150 mil euros, mas não funciona. Os espaços de loja, com condições adequadas para a instalação de comerciantes, estão ocupados por duas associações, porque não há interessados.
Já o Mercado Municipal de Freixo de Espada à Cinta foi objecto de uma reestruturação, há três anos, que o transformou num Supermercado, e tem também 5 lojas.
Muitas das autarquia pretendem aproveitar os fundos comunitários disponibilizados para reabilitar e dinamizar estes espaços.
É o caso dos mercados Municipais de Macedo de Cavaleiros, que será reorganizado no interior e requalificada a imagem exterior; o de Vila Flor cujo projecto prevê lojas e módulos versáteis num dos pisos, que será usado para apresentação de produtos locais e o de Torre de Moncorvo, que será alvo de uma reforma estrutural no valor de cerca de 300 a 350 mil euros.
No mercado de Mirandela existem 74 lojas, estando apenas uma vaga, e dispõe ainda de 54 bancas. Apesar disso o autarca local admite que, “tal como em todo o comércio tradicional, estes comerciantes sentem dificuldades, havendo o propósito de dinamizar aquela área, melhorando o estacionamento e as acessibilidades.
Em Miranda do Douro o mercado funciona há cerca de 30 anos e o município sentiu necessidade de criar iniciativas de promoção chamadas mercado rural, para contrariar o afastamento dos clientes.
Em Alfândega da Fé, está em marcha um projecto para a dinamizar a zona das bancas, aos sábados, com a realização de uma Feira de Produtos das Terras, com o objectivo de disponibilizar um espaço aos produtores para que possam vender os seus produtos directamente ao consumidor final. Escrito por Brigantia.