Menores envolvidos em assaltos

PUB.

Ter, 09/12/2008 - 08:24


Grande parte dos assaltos que têm ocorrido em Bragança são praticados por menores de idade. A par deste dado revelado pela PSP sabe-se também que em 2008 houve um aumento da criminalidade na ordem dos 8% sendo que os crimes contra o património são os mais praticados.  

“São precisamente os crimes em que o seu autor procura obter lucros e normalmente são praticados por pessoas que precisam de dinheiro para o consumo de droga” refere o comandante da PSP de Bragança.

 

Por outro lado, Amílcar Correia revela que “há um grupo, que nós temos identificado, constituído por menores de 16 anos”. Na tentativa de resolução deste tipo de delinquência “há casos em que o tribunal tem aplicado medidas a esses menores nomeadamente internamento em estabelecimentos de recuperação mas a maioria ainda está ao cuidado das famílias”.

 

Declarações à margem de uma conferencia dirigida aos comerciantes da cidade de Bragança para os dotar de mais conhecimentos na prevenção do crime.

Numa época em que há maior transacção de dinheiro por causa das compras de Natal, os lojistas ficaram a par de conselhos úteis para lidar com assaltos.

 

“Tenho grade na porta e nunca senti que tivesse sido mexida” afirma Amílcar Jesus confessando que “ás vezes durante o dia vou ao café e deixo a porta aberta e até hoje nunca tive problemas”.

Já Jorge Moreira, proprietário de uma ourivesaria diz que “temos aquilo com alarmes e videovigilância, reforcei a caixa forte de forma a minimizar possíveis assaltos” afirma, o comerciante.

Esta iniciativa foi considerada útil “porque deram-nos indicações para nos prevenirmos” afirma Manuel Lopes exemplificando com “a questão de ter alarme e não o ligar e a da câmara mal focada são pequenos pormenores fundamentais que devemos ter em conta”.

 

Nesta sessão salientou-se ainda que alguns crimes são cometidos por pessoas de fora da região. “Há crimes devido à fácil mobilidade das pessoas” explica Amícar Correia pois “há crimes praticados em Bragança por pessoas que não são de cá”.

 

Neste contexto, o comandante da PSP de Bragança teme que a construção da A4 possa agudizar este tipo de problema. “Já quando surgiu o IP4 houve uma série de crimes praticados por pessoas do Porto, por isso, é provável que com a construção da auto-estrada esse fenómeno possa voltar a surgir”.

 

Desde o início do ano e até 30 de Novembro já foram cometidos, em Bragança, 54 crimes de furto em estabelecimentos comerciais.

23 casos foram resolvidos pela investigação criminal da PSP sendo que foram identificados e constituídos arguidos 28 suspeitos.