Material geriátrico para idosos com dificuldade de mobilidade

PUB.

Ter, 15/07/2014 - 10:49


Alfândega da Fé criou um banco de ajudas técnicas, para que os idosos que têm dificuldades de mobilidade possam ter acesso, por exemplo, cadeiras de rodas, canadianas, andarilhos ou camas articuladas.

Esta é uma iniciativa da Liga dos Amigos do Centro de Saúde de Alfândega para reforçar o apoio às famílias carenciadas.O presidente da Liga, António Simões, não tem dúvidas que esta ajuda é fundamental para os idosos, que com baixas reformas não têm dinheiro para adquirir este material.“Por norma, uma cama articulada custa 300 euros. Para quem tem uma reforma de 200 euros isto é uma grande ajuda. E é sempre em sistema de empréstimo, a pessoa quando deixar de usar devolve e fica novamente à disponibilidade da Liga”, realça o responsável.Este banco de ajudas está integrado no projecto Sorriso Sénior, uma parceria da Liga com o município de Alfândega da Fé. E pretende melhorar a qualidade de vida dos idosos, principalmente daqueles que vivem sozinhos.“Nós já fazemos a ginástica e a fisioterapia também no domicílio. Ou seja, detectámos essas necessidades e vamos de encontro às pessoas no terreno”, frisa António Simões.

O banco de ajudas técnicas recebeu em Fevereiro o prémio Missão Sorriso, no valor de 15 mil euros, que foram investidos na compra do material geriátrico.

Escrito por Brigantia