Marcelo Rebelo de Sousa inicia hoje visita de três dias a Trás-os-Montes

PUB.

Seg, 04/07/2016 - 08:09


O presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, inicia hoje uma visita a Trás-os-Montes, no âmbito da segunda edição da iniciativa “Portugal Próximo” que, nos próximos três dias leva o chefe de Estado aos distritos de Vila Real, Bragança e Guarda.  

A visita tem início esta manhã em Santa Marta de Penaguião, no distrito de Vila Real, onde Marcelo vai visitar uma antiga escola do tempo do Estado Novo, agora transformada em habitação social.Vai passar depois pela plataforma de Inovação da Vinha e do Vinho da Universidade de Trás-os-Montes, inaugurar o Espaço Miguel Torga, em Sabrosa. Ao final da tarde, segue para Boticas, onde vai inaugurar um lar, rumando depois para Chaves, tendo agendada uma visita ao Regimento de Infantaria, acompanhada pelo Chefe de estado Maior do Exército.

O primeiro dia da visita encerra nesta cidade, com a inauguração do Museu de Arte Contemporânea Nadir Afonso.

Já amanhã, Marcelo Rebelo de Sousa dedica o dia ao distrito de Bragança, começando por uma visita aos Bombeiros Voluntários de Bragança, marcada para as 10h30, onde ficará a par dos meios disponíveis no âmbito do DeCIF - Dispositivo Especial de Combate a Incêndios, altura em que fará uma intervenção sobre o tema.

Ainda na capital de distrito, vai visitar o Museu do Abade de Bsaçal e o centro de Investigação de Montanha do Instituto Politécnico de Bragança de Bragança.Já depois do almoço, a comitiva segue para Vila Flor, onde vai visitar a fábrica de cogumelos SousaCamp. Ruma, de seguida,  a Alfândega da Fé,  onde passará pela antiga casa do seu padrinho, o eng. Camilo de Mendonça,  a "Casa dos Mendonças", que ainda hoje pertence à família de Marcelo Rebelo de Sousa.

O jantar será servido na Adega Cooperativa de Freixo de Espada a Cinta, onde estarão presentes cerca de 250 associados e onde o presidente da república fará uma breve ideclaração sobre a importância do cooperativismo. Segue depois para o distrito da Guarda onde concluirá a sua visita.

A iniciativa “Portugal próximo" pretende contribuir para o combate à desertificação e para a dinamização da economia nas regiões do interior. A primeira edição realizou-se em Abril, altura em que o Presidente da República se deslocou ao Alentejo, passando em três dias por nove concelhos dos distritos de Portalegre, Évora e Beja. Escrito por Brigantia. Foto: www.tvi24.iol.pt