Macedo lança Passaporte Cultura para tirar idosos de casa

PUB.

Sex, 27/02/2015 - 10:45


A Câmara de Macedo de Cavaleiros criou um Passaporte Cultura para tirar os idosos de casa. 

São incentivados a participar nas actividades culturais que decorrem no concelho.
Este documento é muito parecido com um passaporte real, como explica a Vereadora da Cultura, Helena Magalhães.
“O passaporte é adquirido de uma forma muito simples. As pessoas podem dirigir-se aos serviços de Educação ou à Biblioteca Municipal e solicitam a emissão do passaporte Cultura Macedo. Só precisam levar uma fotografia tipo passe e o BI ou cartão do cidadão e recebem imediatamente e gratuitamente este passaporte”, explica a responsável.
Cada actividade cultural em que o idoso participa corresponde a um carimbo que dá prémios.
“O prémio é mais um aliciamento para que as pessoas se empenhem. E depois esta história de coleccionar os carimbos funciona um bocadinho como com as crianças que têm uma caderneta e coleccionam cromos e querem vê-la preenchida o mais rápido possível e, portanto, o que nós queremos não é acumular carimbos. É que as pessoas se sintam integradas, que vençam o seu isolamento e que participem em todas as actividades desenvolvidas pelo município”, salienta Helena Magalhães.
Conceição Rodrigues e Etelvina Claro foram duas das pessoas que já aderiram a este passaporte e mostram-se entusiasmadas.
“Tenho interesse em participar”, garante Conceição Rodrigues.
“Eu acho bem. Quanto mais a gente vem mais apetece ir”, assegura Etelvina Claro.
Para já, apenas vão ter direito a carimbo as participações em actividades organizadas em recinto fechado.
Amanhã há duas actividades no Centro Cultural que dão direito a dois carimbos. A inauguração da exposição de Luís Rodrigues, sobre o tema “Percursos entre a linha e a figura”, e o concerto de Vitorino.
Escrito por Onda Livre (CIR)