Macedo de Cavaleiros vai finalmente ter uma nova Base de Apoio Logístico para receber bombeiros de todo o país

PUB.

Seg, 06/02/2023 - 12:19


Macedo de Cavaleiros vai finalmente ter um edifício para a Base de Apoio Logístico distrital, que anualmente acolhe operacionais deslocalizados de todo o país, até agora em instalações provisórias

A garantia foi dada pelo Ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, que assegurou um apoio financeiro do Governo de 50%.

“Uma base de apoio logística nova, com condições de banho, refeições, com condições de repouso, dignidade, para os bombeiros de toda esta região”, acrescentou.

A criação desta infra-estrutura está há muito identificada como uma necessidade, com projecto e terreno assegurados.

Estima-se que o valor da obra ronda o milhão de euros e o que faltava era mesmo a confirmação de financiamento do Governo. Uma empreitada que o presidente da câmara municipal, Benjamim Rodrigues, quer iniciar já, haja ajudas para o resto do investimento ou não.

“Vamos procurar forma de investir os restantes 50%, nem que à posteriori teremos que ir à procura de outro financiamento. Vamos avançar já para a parte que não é comparticipada. Neste momento nem quero estar à espera desse momento, porque pode demorar anos. Quero avançar já com meios financeiros do município. Já devíamos ter começado este empreendimento há uns anos, estamos a falar de um despacho de 2014”, avançou o autarca.

A novidade foi avançada à margem da inauguração do Centro de Meios Aéreos e Proteção Civil de Macedo de Cavaleiros, que contou com a presença do Ministro da Administração Interna, que vê nesta nova valência um auxílio para que a resposta aos incêndios florestais seja mais célere.

Também na tarde de sábado foram comemorados os 100 anos da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Macedo de Cavaleiros.

Uma data importante para a corporação, que por isso vai continuar a celebrá-la ao longo do ano, com cerca de 100 actividades que pretendem criar uma maior interacção entre a associação e a comunidade macedense, explicou o Comandante dos Bombeiros de Macedo, João Venceslau.

Durante as comemorações foi inaugurado um mural no Quartel dos Bombeiros Voluntários em homenagem aos 100 anos da corporação.

Escrito por Onda Livre (CIR)