Macedo de Cavaleiros já tem a Escola de Negócios do IPB a funcionar

PUB.

Seg, 11/03/2019 - 09:14


Nesta nova valência vão ser leccionadas pós graduações e cursos de menor duração, destinados a empresários e administração pública

O primeiro curso a avançar, já com 30 alunos, é a pós graduação em Sistema de Normalização Contabilística para as Administrações Públicas, que começa dia 29 de Março. Mas no próximo ano lectivo vão seguir-se outras formações. Segundo Nuno Ribeiro, director da Escola de Negócios pretende-se ajustar a formação às necessidades de empresas e outras organizações da região. “A tentativa de atrair alunos para a escola vai ser muito estarmos perto de associações empresariais, de associação de municípios e das Comuninades Intermunicipais. Vamos tentar fazer com que esses parceiros possam eles próprios criar as necessidades e comunicar-nos as necessidades de formação. Consideramos que estando perto deles será muito mais fácil para nós termos alunos para a escola. Pretendemos que além das empresas poderem colaborar muito neste processo também as organizações públicas possam. Temos já pensada uma pós-graduação na área da gestão em unidades de saúde e aí queremos envolver a Unidade Local de Saúde do Nordeste e todas as entidades de saúde do distrito”.

A inauguração contou com a presença do secretário de Estado do Ensino Superior, Sobrinho Teixeira, que considera que a instituição que presidiu está a dar um bom exemplo na qualificação de quadros na região. “Eu penso que o trabalho que está aqui a ser realizado é um trabalho que é meritório e que é apreciado pelo Governo e pelo país. Sendo, teoricamente, Bragança a região mais longe de Lisboa e mais no interior de Portugal, todo este trabalho que se está a fazer, mostrar que se é capaz, que se é capaz de fazer das dificuldades oportunidades e fazer desta região uma região mais coesa, penso que é um bom exemplo, um exemplo motivador para que outras regiões, em situações semelhantes possam ter essa percepção de que se acreditarem são capazes”.

A aula inaugural foi proferida pelo presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte. Freire de Sousa considera que esta oferta formativa é um passo essencial para a qualificação na região. “É um passo essencial para qualificar nesta região e para nesta região se puxar mais pelo espírito empresarial que possa existir e pela capacidade de conhecimento que, felizmente quer no IPB quer na UTAD, um bocadinho mais distante, existe e, por outro lado, aquilo que são os nossos recursos cada vez mais qualificados. Por exemplo, a importância que tem a qualificação dos recursos humanos, em termos de níveis de ensino superior que temos hoje no país, e que não são minimamente comparáveis há 20 ou 30 anos atrás, e é preciso depois dar saída a essa gente, porque caso contrário vão sair do território local, regional ou nacional”.

Ainda este ano lectivo deverá abrir um curso de curta duração de comércio internacional e internacionalização. Estando previstas para Outubro outras formações, nomeadamente a pós-graduação em Gestão de Unidades de Saúde.

Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Olga Telo Cordeiro