Seg, 12/05/2025 - 09:01
Luís Saraiva, do Linces do Marão, em masculinos, e Carla Martinho, do Recreio Desportivo de Águeda, em femininos, são os grandes vencedores da quarta edição da Meia Maratona das Cantarinhas.
A prova, organizada pelo Ginásio Clube de Bragança e pelo município, contou, este ano, com um percurso renovado, com a partida e a chegada no Parque do Eixo Atlântico.
Luís Saraiva terminou os 21 quilómetros numa hora, sete minutos e 24 segundos e destaca que o percurso foi muito bem conseguido. “Estava bastante frio e vento, mas acho que o percurso, para ser aqui em Bragança, é bastante bem conseguido. Claro que se torna duro porque Bragança, como grande parte do Interior, não tem percursos prioritariamente planos, mas é bem desenhado e Bragança está de parabéns. É a primeira vez que venho correr aqui e, sinceramente, fiquei bastante agradado”.
Carla Martinho, do Recreio Desportivo de Águeda, terminou os 21 quilómetros numa hora, 17 minutos e 9 segundos. É a quarta vitória da atleta, que diz que é muito feliz em Bragança. “Mais uma vez vencedora, mais uma vez feliz em Bragança. Acho que o percurso está um bocadinho mais fácil do que o que era mas foi uma boa escolha. A sorte dá trabalho e ganhar tem muito trabalho por trás. Com trabalho tudo é possível, mesmo com 48 anos é possível vencer ainda meias maratonas e com um nível bom de atletas e bons tempos”.
Está foi a prova com mais participantes de sempre. Contou 3031 inscritos, nas provas de caminhada, corridas jovens, 5, 10 e 21 quilómetros, bem com corrida de cadeira de rodas. A presidente do Ginásio Clube de Bragança diz que o maior crescimento foi na meia maratona, com mais 40% de participantes. Adélia Melgo esclarece ainda que Bragança tem condições para organizar um campeonato nacional de meia maratona. “É uma questão de nós, nestes cinco anos, reunirmos condições, juntamente com a federação, provavelmente numa candidatura, para se poder fazer aqui um campeonato nacional. Acredito que temos um percurso com condições para isso. E também uma organização com condições para isso”.
Paulo Xavier, presidente da câmara de Bragança, diz que a prova é uma marca para Bragança, que atrai milhares de participantes e que o retorno é muito significativo para o concelho. “A hotelaria e a restauração estão esgotadas. Quando vem muita gente, todos ganham. O retorno é para o comércio, é para tudo”.
A Meia Maratona das Cantarinhas contou com um total de dez mil euros em prémios.
Eduardo Bacalhau venceu a corrida de cadeira de rodas (00h34m28s). Carlos Lopes, do Clube Atlético de Macedo de Cavaleiros, em masculinos, venceu os 10 quilómetros, com 00h32m17s. Em femininos a vitória foi para Lucinda Moreiras, do mesmo clube que Carlos Lopes, com 00h41m03s. Nos cinco quilómetros a vitória foi para João Moreira, do Ginásio Clube de Bragança, (00h18m09s). Em femininos, a vitória foi de Catarina Fernandes (00h25m03s).
Escrito por Brigantia