Laboratório envolvido na falsificação de análises de água fica com actividade suspensa

PUB.

Ter, 28/11/2023 - 14:49


O Laboratório Regional de Trás-os-Montes, envolvido na operação Gota D'Água, que investiga a falsificação de  está desde ontem com a sua atividade suspensa, no seguimento das diligências de investigação, tendo o juiz determinado que o laboratório “deixe de reunir as condições técnicas de acreditação necessárias para o prosseguimento da sua atividade”

No âmbito desta investigação, os vereadores da oposição do executivo municipal de Macedo de Cavaleiros, pediram uma reunião com caráter de urgência com o vice-presidente do Município, Rui Vilarinho, que pertence à administração do Laboratório Regional de Trás-os-Montes.

Neste encontro, a vereadora do PSD Clementina Gemelgo, dá a saber que lhes foi garantido que a água fornecida no concelho tem qualidade, não tendo sido alvo de qualquer análise adulterada. “Ele garantiu-nos que a qualidade da nossa água para consumo humano não estava em causa e que as nossas análises não foram adulteradas. O que nos disse foi que só houve uma situação de valores de análises que suscitaram dúvidas à PJ mas foram esclarecidas pela funcionária, que não teríamos problemas desse nível e que a nossa água é, garantidamente, de boa qualidade, com análises correspondentes aos valores reais. Esta é a posição do nosso Município e não temos razão para desconfiar da palavra do vice-presidente. No entanto, relembro que o processo ainda está em investigação e poderão vir a encontrar-se novos casos de análises trocadas”, disse.

Ainda assim, a também presidente da Comissão Concelhia do PSD de Macedo de Cavaleiros, exige, em nome desta, ao autarca de Macedo de Cavaleiros, Benjamim Rodrigues, que preste um esclarecimento à população do concelho, em relação às investigações da PJ e à qualidade da água que chega aos munícipes. “O que pedimos é que, à semelhança do que aconteceu em outras câmaras, o presidente se dirija aos munícipes, no sentido de não fomentar mais o alarme social e esclarecer as pessoas de que não há, de facto, problemas com a nossa água e que não há problema algum em continuarmos a consumi-la. A Câmara de Vila pouca de Aguiar, por exemplo, para tranquilizar os munícipes, contratou um outro laboratório, 100% com fundos públicos, para que as pessoas tivessem garantia de que não há problemas com a água que estão a consumir. Aqui não só não houve isso como não houve qualquer comunicação às pessoas ou esclarecimento".

A posição da Comissão Política Concelhia do PSD de Macedo de Cavaleiros relativamente à Operação Gota D'Água, que investiga o laboratório responsável pelas análises das águas de vários municípios.

Escrito por Onda Livre (CIR)

Foto: Rádio Terra Quente