José C. Afonso (Macedo): "Não vamos ver o que dá mas sim isto tem que dar"

PUB.

Qua, 29/12/2021 - 15:35


A missão é difícil mas não impossível. É com este pensamento que José Carlos Afonso assume o comando técnico do C.A. Macedo de Cavaleiros, último classificado da série B do Campeonato de Portugal.

O treinador está de regresso a uma casa que bem conhece, depois de ter orientado o Macedo na temporada 2018/2019, e sucede a Rafael Nascimento.

José Carlos Afonso orientou ontem o primeiro treino e diz ter encontrado um grupo motivado, mas psicologicamente desgastado com a fase negativa que atravessa. “Encontrei a equipa motivada porque tem confiança no seu valor, mas também encontrei um grupo desmotivado no que diz respeito a queres fazer muitas coisa e o resultado final é negativo. Podia dizer vamos ver o que isto dá, não vamos ver o que dá mas sim isto tem que dar”.

O técnico conhece bem o grupo e diz ter faltado “alguma maturidade em alguns momentos dos jogos” que teve oportunidade de acompanhar. “Este campeonato é antigo e específico. Não chega jogar bem e quando digo jogar bem não é jogar espectacularmente bem. O mais importante é ganhar e, infelizmente, isso ainda não aconteceu. Vamos tentar mudar algumas coisas gradualmente, pois há coisas bem organizadas”.

Para José Carlos Afonso não é por falta de qualidade dos jogadores que a equipa está na última posição. O técnico acredita na reviravolta. “Eu tenho observado a equipa desde o início do campeonato, não em todos os jogos, obviamente, mas acho que é uma pena estar numa posição destas. Se eu achasse que não era possível a manutenção não aceitava este projecto”.

Os oito jogos que restam para terminar a fase regular do Campeonato de Portugal são decisivos na preparação da equipa para a segunda e decisiva fase. “Temos oito jogos para tornar a equipa muito competitiva para, depois, na fase seguinte estarmos preparados para enfrentar todas as equipas”.

José Carlos Afonso chega ao Macedo quando estão decorridas 10 jornadas, com a difícil tarefa de tirar a equipa do último lugar da tabela e garantir a manutenção.

A estreia em competição vai acontecer no próximo dia 9 de Janeiro, na jornada 11, fora de casa, frente ao Amarante.

 

Jornalista: 
Susana Madureira