PUB.

João Geraldo vai aos Jogos Olímpicos

PUB.

Ter, 26/07/2016 - 10:39


João Geraldo vai estar nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, no Brasil, pela selecção nacional de ténis de mesa. O jovem mirandelense vai estar na condição de suplente, naquela que é mais uma etapa para o seu grande objectivo de ser titular nos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2020. 

Na próxima semana, João Geraldo viaja com a selecção de ténis de mesa para o Rio de Janeiro. A equipa vai lutar por uma medalha. Recorde-se que, em 2012, nos anteriores Jogos Portugal ficou no 5º lugar.
O jovem mirandelense, campeão da Europa pela mesma selecção, em 2014, vai estar na condição de suplente, só podendo ser chamado a actuar, em caso de algum impedimento de um dos três titulares da selecção das quinas.
Os quatro jogadores estão concentrados no estágio final de preparação que decorre, até ao final da semana, no Centro de Alto Rendimento de Ténis de Mesa em Vila Nova de Gaia.
Geraldo tem apenas 20 anos, é o mais novo do grupo português, contrastando com os 33 anos de João Pedro Monteiro, os 30 de Tiago Apolónia e os 28 de Marcos Freitas.
Apesar de estar na condição de reserva, João Geraldo não esconde a alegria por fazer parte desta equipa “na competição mais importante a nível mundial”. Mas o seu grande objectivo é “estar na condição de titular nos Jogos Olímpicos de Tóquio, no Japão, em 2020”.
Entretanto, João Geraldo assinou, há duas semanas, um contrato válido para as próximas duas temporadas, com o TTF Liebherr Ochsenhausen, uma das melhores equipas da superliga alemã, que habitualmente joga para o play off e para lugares de excelência na liga dos Campeões.
O mirandelense não esconde que “está dado um passo importante” para continuar a sua evolução.
Geraldo tem vindo a subir de uma forma vertiginosa no panorama internacional da modalidade. Chegou à Alemanha, há três anos, com uma classificação no ranking mundial a rondar o número 350.
Neste momento, em seniores, é já o 30º da Europa e o 58º melhor jogador do mundo e naquele que é o seu escalão, Sub 21, é o 2º da Europa e o 8º do mundo.

Jornalista: 
Escrito por Terra Quente (CIR)