João Benedito destaca especificidades da posição de guarda-redes e a importância do "Projecto 1"

PUB.

Sáb, 19/05/2018 - 19:44


O Projecto 1 Guarda-Redes de Futsal da Federação Portuguesa de Futebol chegou este sábado a Bragança e contou com 29 participantes. Pedro Palas, treinador nacional, e João Benedito, antigo guarda-redes da selecção nacional de futsal e do Sporting CP, marcaram presença na iniciativa.

A formação começou ontem, em Macedo de Cavaleiros, com uma sessão teórica em que João Benedito explicou os objectivos e a importância do projecto.

“É um projecto que foi criado com o intuito de promover cada vez mais o encontro da excelência dos guarda-redes de futsal. A Federação Portuguesa de Futebol propõe-se a disponibilizar, nestas acções, a treinadores e atletas formas de eles poderem ser ainda melhores nas suas funções”.

João Benedito é o patrono do projecto e destacou as especificidades da posição de guarda-redes e a importância de os técnicos estarem receptivos a estas formações.

“Os clubes têm recursos reduzidos para terem vários treinadores e por vezes o trabalho de guarda-redes é colocado um pouco de lado e, depois, só se lembram do guarda-redes ao fim-de-semana quando sofrem golo. Encontramos uma dificuldade, estamos a tentar dar a solução e queremos que as pessoas estejam presentes e aproveitem estas formações. Sei que hoje podiam estar mais participantes mas por norma quem mais reclama é quem não vem por já sabe tudo”.

O antigo guarda-redes encara este projecto “como uma oportunidade” para os jovens evoluírem no futsal.

No distrito de Bragança há um grande défice de técnicos de guarda-redes de futsal e isso reflecte-se, por vezes, no desempenho dos jovens guarda-redes. Dificuldades também detectadas nos trabalhos das selecções distritais.

“Não temos treinadores só para guarda-redes nos clubes. Na selecção sentimos as dificuldades e nestes pequenos exercícios dá para ver as dificuldades dos atletas”, refere António Fernandes, seleccionador de futsal da A.F. Bragança.

Para Sílvio Carvalho, coordenador técnico da Associação de Futebol de Bragança, esta é “uma formação de excelência para os treinadores e jogadores”.

Até Junho de 2020, o Projecto 1 Guarda-redes de Futsal vai chegar a todas as associações de futebol com sessões teóricas e práticas, ficando alguns jovens guarda-redes referenciados pelos técnicos nacionais para um estágio de observação, posterior, nas selecções nacionais jovens.

 

 

Jornalista: 
Susana Madureira