IPB perdeu 237 estudantes na primeira fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior 2025/26

PUB.

Seg, 25/08/2025 - 18:39


Os cursos mais procurados no Instituto Politécnico de Bragança nesta primeira fase de acesso foram os de Enfermagem e Fisioterapia, sendo que as vagas ficaram todas preenchidas

O Instituto Politécnico de Bragança perdeu 237 estudantes na primeira fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior 2025/26, comparando com a mesma fase do ano letivo passado. Tendo em conta que, a nível nacional, as perdas percentuais variam entre os 0 e os 50,9%, a nível nacional, o IPB situa-se numa posição relativa intermédia, com 23,7%.

762 novos estudantes foram colocados no IPB na primeira fase. Ainda assim, num ano em que o Ensino Superior Público em Portugal perdeu 6064 estudantes, o instituto mantem-se como um dos que mais alunos acolheu, a nível nacional. Depois dos politécnicos dos grandes centros urbanos do litoral, Porto, Lisboa, Coimbra e Leiria, o IPB foi o que mais colocou na primeira fase.

Os cursos mais procurados no Instituto Politécnico de Bragança nesta primeira fase de acesso foram os de Enfermagem e Fisioterapia, sendo que as vagas ficaram todas preenchidas. Também Educação Básica, Solicitadoria e de Marketing ficaram lotados. Perto disso ficaram Arte e Design, Línguas para Relações Internacionais e Gestão. Já os cursos de Engenharia mantêm-se como os que menos alunos colocam no concurso nacional de acesso. Em causa podem estar os requisitos de entrada mais exigentes.

Em Educação Ambiental, Engenharia de Energias Renováveis, Engenharia Química, Informática de Gestão, Informática e Comunicações, Engenharia Agronómica, Engenharia Alimentar, Engenharia do Ambiente, Engenharia Zootécnica e Enologia não foi colocado nenhum aluno.

As aulas têm início no dia 15 de setembro.

Escrito por Brigantia.

 

 

 

Jornalista: 
Carina Alves