IPB ajuda Leicras a desenvolver queijo de cabra de cura extra longa

PUB.

Sex, 08/07/2016 - 10:10


A Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Bragança está a completar o ensaio de um novo queijo de leite de cabra serrana, com cura extra longa.   O produto surge no âmbito de uma parceria constituída há dois anos entre o IPB, a Leicras - Cooperativa de Produtores de Leite de Cabra Serrana e a marca Quinta de Alvar, da Queijaria Vaz, de Mirandela, no âmbito de um projecto financiado por fundos comunitários através do programa PRODER. 

O novo queijo foi apresentado a 150 consumidores em superfícies comerciais e feiras locais e nacionais, de forma a que pudessem dar a sua opinião sobre o produto.

Um trabalho que ficou concluído no mês passado. Fernando Sousa, professor e responsável técnico do laboratório de análise sensorial da Escola Superior Agrária de Bragança, explica o tipo de produto que foi dado a conhecer aos participantes destas degustações.

“Acompanhamos três lotes de queijos desde o fabrico ao longo de 2 anos e de 6 em 6 meses fizemos degustações em grandes superfícies e feiras e estamos a completar esse ensaio com queijos que têm 14, 19 e 24 meses de cura. São dadas três amostras de queijos aos consumidores e eles avaliam e expressam a preferência”, refere.

O objectivo é que no final do estudo os investigadores possam aconselhar a Leicras sobre a preferência dos consumidores quanto a um queijo de cabra de cura extralonga.

Os inquéritos dos consumidores que provaram os queijos estão, nesta altura a ser analisados.

Já no passado mês de Maio foram apresentados outros três queijos de ovelha, resultantes deste projecto e que já estão a ser comercializados: o queijo de cura prolongada, de sete, nove e 24 meses, o queijo curado com malagueta e o queijo de cura prolongada ralado.

Fernando Sousa explica que, da parte do Instituto Politécnico, estão “envolvidos quatro laboratórios no projecto: o de análises de físico-química, microbiológica, análise sensorial e de tecnologia alimentar, porque alguns dos queijos foram elaborados durante o processo de desenvolvimento em instalações da Escola Superior Agrária”.

As entidades envolvidas esperam que o projecto continue a dar frutos, ou neste caso queijos, com o objectivo de conseguir uma maior inovação e valorização dos produtos da região. Escrito por Brigantia.

Jornalista: 
Sara Geraldes