Seg, 01/06/2015 - 11:57
O Presidente da Associação Empresarial do NERBA, Eduardo Malhão , acredita que a forma como o certame promove a marca de Trás-os-Montes e a troca de experiências entre empresários de dezenas de países são características que tornam a Expo Trás o Montes no maior evento de promoção económica do território transmontano. “A Expo Trás-os-Montes contou com a presença de alguns dos melhores especialistas do país que debateram oportunidades de negócio, empresários de todo o mundo e representantes e diplomatas de 27 países do Mundo. Conheceram a região, perceberam que este é um território de grandes oportunidades e para investir. Perceberam que é um território desenvolvido e, acima de tudo, a Expo Trás-os-Montes, ajudou a reforçar essa imagem positiva de Trás-os-Montes e a aumentar a sua notoriedade e visibilidade”, considera Eduardo Malhão. O presidente do Nerba acrescenta que “as empresas presentes na Expo representam um volume de negócios de mais de 40 milhões de euros e mais de 2 mil postos de trabalho. É o evento na área da promoção da economia com maior escala e densidade económica no território de Trás-os-Montes”. A partilha de experiências entre empresários transmontanos foi também promovida no Encontro Empresarial da Diáspora Transmontana. Um dos participantes foi António Pereira, de 64 anos, natural de Gebelim, no concelho de Alfândega da Fé.. Foi aos 14 anos foi para S. Paulo, no Brasil onde abriu uma padaria. Hoje representa uma associação com 73 mil empresas do sector. Os empresários deste ramo de actividade no Brasil não dispensam os produtos transmontanos. “Usamos muitos produtos regionais transmontanos, como fumeiro, azeite e vinho, não só para consumo nas nossas lojas mas também para vender directamente ao consumidor”, conta o transmontano. A Expo Trás-os-Montes terminou ontem em Bragança. Escrito por Brigantia.