PUB.

Instituto Politécnico de Bragança preparado para ter três doutoramentos

PUB.

Ter, 28/06/2022 - 10:06


O Instituto Politécnico de Bragança está preparado para oferecer três doutoramentos, na área das ciências agrárias, ambiente e digitalização e robótica. 

Depois de ter voltado a ser discutido no parlamento a possibilidade de politécnicos atribuírem grau de doutoramento, o presidente do IPB referiu que o instituto está mais que preparado para o fazer. Orlando Rodrigues esclareceu que há 300 alunos a fazer a investigação no IPB, mas que são obrigados a ter matrícula numa universidade para conseguirem obter o grau.

“Estão a fazer cá a investigação, nos nossos laboratórios, orientados pelos nossos investigadores e o título é depois dado por uma universidade portuguesa ou espanhola. Portanto nós na prática estamos a fazer os doutoramentos”, disse Orlando Rodrigues

Para os politécnicos poderem atribuir o grau de doutoramento, precisam de centros de investigação bem classificados. O que não é problema para o IPB.

“O que diz a lei de graus e diplomas é que para dar os doutoramentos o curso tem que ser reconhecido e avaliado pela nossa agência de avaliação e é preciso que haja centros de investigação avaliados com Muito Bom ou Excelente. Nós temos dois centros de investigação avaliados com Excelente e temos também outros com Muito Bom e outros com Bom”, frisou.

A proposta vai agora ser levada à Comissão da Educação para ser discutida e depois aprovada na especialidade. Prevê-se que no ano lectivo 2023/2024 os politécnicos já tenham essa função.

Foi ainda proposto mudar o nome dos institutos politécnicos para universidades politécnicas. Para Orlando Rodrigues isso permitirá um reconhecimento internacional destas instituições.

“Em todo o mundo as instituições de ensino superior estão associadas à palavra universidade e a ausência desta palavra prejudica o reconhecimento internacional destas instituições, daí que se pretenda que se faça o mesmo movimento que já foi feito pela maioria dos países na Europa, que adoptaram designações como Universidades de Ciências Aplicadas, Universidades Tecnológicas ou Universidades Politécnicas”, acrescentou.

Uma iniciativa legislativa de cidadãos, subscrita por 20 mil pessoas, defendeu o fim da "limitação legal que impede os politécnicos de outorgar o grau de doutor" e a possibilidade de "adoptar a designação de universidade politécnica em substituição da de instituto politécnico". Na passada quinta-feira foi aprovada por unanimidade na Assembleia da República.

O Bloco de Esquerda e o PCP também apresentaram projectos de lei neste sentido, que também foram aprovados. Escrito por Brigantia.

Jornalista: 
Ângela Pais