IL estreia-se na Assembleia Municipal de Bragança com um deputado

PUB.

Qua, 15/10/2025 - 16:36


Iniciativa Liberal conquistou um total de 813 votos, no concelho de Bragança para a Assembleia Municipal.

A Iniciativa Liberal assume-se, em Bragança, como terceira força politica e estreia-se na Assembleia Municipal com um deputado. Nuno Fernandes, candidato pelo partido, considera esta eleição um passo decisivo na afirmação política da Iniciativa Liberal no distrito. “Significa sermos a terceira força política, ultrapassarmos o Chega, significa a presença num órgão que vai ser fundamental dado que o PSD teve maioria na Assembleia, portanto vai ser uma verdadeira Assembleia, desta vez. Portanto, há ali muita coisa a debater, muita coisa a decidir, e nós vamos ser um fator decisivo no escrutínio e na apresentação de propostas nesta nova Assembleia”, afirmou.

Garante que, apesar de não terem conseguido a vereação, vão marcar a diferença na oposição. “Houve uma bipolarização muito grande na campanha e acho que a vontade de mudar da população era muito grande e canalizaram os votos na Isabel, o que acabou por nos prejudicar a nós, penso eu. Acredito que a nossa mensagem chegou a muita gente, que nos ficou a conhecer que ainda não conhecia. Temos as bases criadas para um futuro mais risonho para a própria Iniciativa Liberal, é um partido novo. O não conseguirmos a variação deixa-nos frustrados, obviamente, somos ambiciosos, temos garra e, obviamente, não atingirmos esse objetivo deixa-nos frustrados. No entanto, vamos à luta e contém connosco para o futuro porque a iniciativa liberal veio para ficar”, disse.

Sobre futuras coligações, especialmente com o PSD, Nuno Fernandes afirma-se contra. “Tudo é possível, sendo que eu pessoalmente tinha muitas reticências a uma coligação com o PSD. Aqui ou noutro sítio qualquer, eu disse na sede do partido, disse a quem manda no partido, que eu era contra 99% das coligações que foram feitas no país, Acho que o PSD não é um partido que representa as novas tendências das populações urbanas. Acredito que nós somos o futuro, acredito que eles são o passado e a iniciativa liberal, naquilo que depender de mim, vai se posicionar como uma força única e com capacidade de lidar ela uma lista vencedora ao município daqui a quatro anos”, rematou.

A Iniciativa Liberal conseguiu, pela primeira vez, um lugar na assembleia, com um total de 813 votos, no concelho de Bragança. Nuno Fernandes deixa ainda a garantia que os brigantinos poderão esperar um partido ativo que vai impulsionar a mobilização da sociedade civil por causas como o regresso do comboio à região.

Escrito por Brigantia.