Idosos isolados de Carrazeda de Ansiães já começaram a receber dispositivos da GNR para pedir ajuda em caso de emergência

PUB.

Ter, 18/11/2025 - 09:20


Projeto e-Guard serve pessoas sozinhas, isoladas ou vulneráveis disporem de um dispositivo que podem acionar para pedir ajuda à GNR

A câmara de Carrazeda de Ansiães e a GNR já começaram a distribuir os dispositivos e-Guard a pessoas do concelho sinalizadas como vulneráveis.

São, por norma, pessoas com idade avançada, que vivem sozinhas e que não têm vizinhos. 

Maria, de 87 anos, é uma delas. “Já uma vez caí aqui em casa. Lá andei de roda e depois levantei-me e fiquei muito mal dos ossos. Liguei à minha filha, que estava em Fafe, e veio-me buscar. Enquanto ela não veio sofri bastante”.

Segundo o presidente da câmara, João Gonçalves, a idosa recebeu o primeiro de 19 aparelhos e-Guard que estão a ser entregues nesta altura. “Vão ter a possibilidade de, em caso de necessidade, acionarem uma ajuda preciosa. É um dispositivo que está disponível 24h/dia e que pode trazer mais valias em termos de algum problema súbito de saúde ou em termos de segurança”. 

O e-Guard é um dispositivo que anda pendurado ao pescoço da pessoa e que têm um botão de emergência, com intercomunicador de alta voz e com sistema de georreferenciação, que faz uma ligação direta à sala de comando da GNR de Bragança, que funciona 24 horas por dia.

Escrito por Rádio Ansiães (CIR)