Idoso de Rebordelo atacado dentro da própria casa

PUB.

Sex, 23/01/2009 - 15:53


Em Rebordelo, freguesia do concelho de Vinhais, os assaltos e ataques as pessoas têm deixado a população em sobressalto. Nos últimos tempos os pequenos furtos têm-se sucedido, mas o clima de insegurança tem-se agravado desde que foi atacado um idoso de 91 anos dentro da própria casa.

O irmão da vítima, Mário Pimentel, conta que o irmão o costumava visitar todos os dias, mas que desde o início desta semana ainda não tinha aparecido. “Eu e uma vizinha fomos procurá-lo a casa e quando abrimos a porta demos com a casa toda revirada”, diz. “Ele estava na cama, despido da cinta para baixo e só com um caso em cima e estava todo esmurrado”, acrescenta o irmão. “Veio a GNR e a Polícia Judiciária e ele está no hospital de Bragança”, afirma. Segundo Mário Pimental ainda não se sabe em que circunstância aconteceu o incidente. “Só sabemos que estava tudo destruído e que de certeza que lhe bateram porque ele tinha o corpo e a cabeça com chagas”, conclui.

 

Mas as situações não ficam por aqui. Maria Laura, a proprietária de um café que também já foi roubado conta que há vários estabelecimentos que têm sido assaltados e que há pessoas que são atacadas em plena rua. “ A mim levaram o tabaco e dinheiro que aqui tinha, que era pouco porque deixamos ficar só os trocos”, relata. “Têm assaltado outras lojas e até têm atacado pessoas de idade e estão todas com medo”, continua a proprietária dum café na freguesia. “Aqui há 15 dias, uma senhora que estava a passar numa rua com menos movimento, houve alguém que lhe bateu na cabeça e roubaram-lhe dinheiro”, diz ainda.

 

A habitante de Rebordelo queixa-se da falta de agentes da GNR no posto local. “Devia haver mais reforço porque aqui há poucos e fazem falta porque de noite, nem que a gente telefone, como são só um ou dois não chega.”

 

O reforço de agentes também é pedido pelo PSD de Vinhais. De acordo com o líder dos sociais-democratas, Carlos Costa, o partido “exige que o governo reforce os meios humanos no posto de Rebordelo para que as pessoas possam ter maior segurança porque actualmente vive-se um clima de insegurança, quer aqui quer nas aldeias vizinhas”.

Escrito por Brigantia