Hospital de Valpaços com funcionamento garantido

PUB.

Sex, 18/02/2011 - 09:21


O Hospital de Valpaços poderá voltar a funcionar com todas as valências que tinha até ao encerramento, no passado mês de Janeiro, logo que as obras sejam concluídas. A garantia é dada pelo presidente da câmara de Valpaços, depois da reunião entre a União das Misericórdias e Ministério da Saúde.  

Francisco Tavares confirma que o protocolo será assinado na próxima quarta-feira.

“Se tudo correr bem vamos firmar e protocolar, na próxima quarta-feira, as valências com a Santa Casa da Misericórdia” avança o autarca.

“Tive uma conversa com o responsável pela ARS Norte que se prontificou a estabelecer as valências algumas que já estavam em funcionamento” refere. “A partir daí o hospital está em condições de poder funcionar não na plenitude por causa das obras que estão em curso, mas há outra valências que podem ser firmadas com a ARS Norte” acrescenta.

 

Quanto à manutenção do serviço de urgência, este novo protocolo apenas permite o funcionamento até à meia-noite.

No entanto, Francisco Tavares garante que a autarquia irá pagar para que funcionar 24 horas/dia.

“A indicação é que o SAP funciona até à meia-noite e a partir daí a câmara municipal está disposta a estabelecer um protocolo com a ARS Norte e a misericórdia no sentido de viabilizar o funcionamento das urgências” em que “ câmara municipal assumirá o encargo financeiro”.

 

Para o autarca é fundamental que os postos de trabalho dos cerca de 40 funcionários fiquem garantidos.

“Há uma condição que se impõe da minha parte que é o facto de o pessoal que estava adstrito à gestão anterior seja agora integrado nos quadros da Santa Casa da Misericórdia” explica.

 

Depois das manifestações populares a exigir a reabertura do hospital de Valpaços, há agora a garantia que, logo que as obras no edifício estejam concluídas, isso venha a acontecer.

Escrito por CIR