Hoje é o dia Mundial dos Avós

PUB.

Ter, 26/07/2011 - 09:23


Em pleno século XXI, há netos que começam a trocar as férias grandes em casa dos avós pelos brinquedos digitais. Há até quem diga que o computador e a playstation têm contribuído para afastar os avós dos netos. Mas hoje, no Dia Mundial dos Avós, ainda se encontram netos à moda antiga, que preferem a companhia dos mais velhos.

Dos passeios às brincadeiras são muitas as actividades que unem Bernardete, de 63 anos, ao neto Tiago, de, apenas, sete. Bernardete Sousa orgulha-se da relação que tem com o neto que viu crescer praticamente ao seu lado. A avó faz questão de levar o neto à escola e faz questão de partilhar as férias com o mais pequeno, porque para Bernardete ser avó é como ser mãe pela segunda vez.

 

“É bom ser avô, Toca-nos um bocadinho depois de termos filhos criados. Já lhe perguntei se quer ir comigo de férias e ele diz que sim. E ajuda-me a passar o tempo, especialmente agora, que sou viúva.”

 

Aos sete anos, Tiago Silva prefere ir passear com a avó aos jogos de computador. E até fica ansioso para ir de férias com a avó materna.

 

“Costumo brincar, ir para a piscina, comer, jantar, e ir de férias. Este ano vou para o Porto, vou andar de comboio, à praia e passear. Vou conhecer agora o Porto”, explica.

 

Bernardete Sousa defende que se assinale o Dia Mundial dos Avós para que haja uma reaproximação de gerações. Os ensinamentos transmitidos de avós para netos são fundamentais para o desenvolvimento das crianças.

 “Se for a passear com ele, digo-lhe como era com os bonecos e os carrinhos, que não é como agora, com os computadores. E agora nas férias vou passear com ele, aproveitar ao máximo”, garante.

As brincadeiras com os netos são uma forma dos mais velhos passarem o tempo.

  

Não se esqueça, hoje o dia é dos avós.

Escrito por Brigantia