Helicóptero para Macedo ainda sem data prevista de instalação

PUB.

Qua, 06/08/2008 - 07:48


  Ainda não deve ser este ano que o Helicóptero SIV ficará instalado em Macedo de Cavaleiros. O secretário de Estado da Saúde não consegue calendarizar o timing para que isso aconteça, porque ainda terá de haver um concurso público.

 

Manuel Pizarro não consegue garantir para este ano o cumprimento de uma das cláusulas contidas no protocolo assinado entre as autarquias e o Ministério da Saúde, em Abril do ano passado, no âmbito da requalificação da rede de urgência e emergência, que previa o reforço de um Helicóptero de Suporte Imediato de Vida, a sedear em Macedo de Cavaleiros.

 

“Esta neste momento em estudo a documentação do ponto de vista técnico que nos foi fornecida pelo INEM sobre esse assunto, sendo claro que as decisões que vão ser tomadas têm em conta os compromissos assumidos e as necessidades identificadas”, garante o governante afirmando que “no caso do nordeste transmontano existe um problema, não de distâncias, mas de qualidade dos acessos rodoviários que tornam o transporte aéreo de doentes urgentes absolutamente indispensável”. Quanto a datas de instalação do Helicóptero SIV “isso dependerá dos trâmites do concurso público que vai ser lançado a muito breve prazo e depois haverá novidades nessa altura”, acrescenta Manuel Pizarro.

  

Recorde-se que este helicóptero já devia ter sido colocado em Janeiro e que, no mês passado, o responsável pelo INEM deixou entender que já não deveria ser mesmo colocado na região.

 

Agora, o secretário de estado da Saúde avança que, em breve, deverá ser lançado o concurso público para a colocação deste helicóptero SIV, mas sem avançar com datas.