Governo e autarquias assinam protocolo para permanência do heli do INEM em Macedo de Cavaleiros

PUB.

Sex, 13/05/2016 - 13:12


 O helicóptero do INEM vai ficar estacionado definitivamente em Macedo de Cavaleiros. Os autarcas da região vão assinar um protocolo com o Governo a 28 de Maio, que prevê a permanência em definitivo do meio de socorro naquela localidade, depois de em 2012 se ter previsto que seria transferido para Vila Real. Após uma reunião da Comunidade Intermunicipal Terras de Trás-os-Montes, ontem em Vila Flor, os autarcas anunciaram que vão desistir das providências cautelares, tal como o Instituto Nacional de Emergência Médica deverá deixar cair o recurso que interpôs.  

O vice-presidente da CIM e também autarca de Vila Flor, Fernando Barros, mostra-se satisfeito porque esta posição do governo vai ao encontro das pretensões das autarquias do distrito de Bragança.
“Houve a concertação com o Governo que aceitou que o helicóptero ficasse definitivamente em Macedo de Cavaleiros. A partir daí, nós teremos que aceitar e concordar, porque a nossa pretensão é exactamente essa. O helicóptero em Macedo de Cavaleiros é um instrumento de socorro demasiado importante, por isso, é que nós tínhamos colocado as acções e os recursos todos ao ministério, para que o helicóptero ficasse em Macedo de Cavaleiros”, refere Fernando Barros.
No próximo dia 28, será assinado um acordo com o Ministério da Saúde, que encerra a incerteza quanto à continuidade do meio de socorro aéreo naquela cidade do Nordeste Transmontano.
Para o autarca de Macedo de Cavaleiros, Duarte Moreno, a decisão é um motivo de regozijo. “É um assunto que fica resolvido, é um motivo de regozijo para todos aqueles que lutaram para que o helicóptero ficasse em Macedo de Cavaleiros. Como autarca da cidade fico satisfeito por todos os utentes que beneficiam e necessitam desse meio. Aquilo por que nós lutámos foi bem acolhido por aqueles que estão hoje no governo”,
A incerteza durava desde 2012, altura em que foi anunciada a reorganização dos meios de socorro e o que previa a transferência do helicóptero estacionado em Macedo de Cavaleiros para Vila Real, o que não se concretizou na altura devido a acções judiciais interpostas pelos 12 autarcas do distrito, com o objectivo de contestar a decisão. Agora os municípios chegam a acordo com o governo para a permanência do helicóptero em Macedo de Cavaleiros. Escrito por Brigantia.