GNR intensifica patrulhamento para tentar travar roubo de cobre

PUB.

Qui, 29/09/2011 - 11:05


Sucedem-se os furtos de cobre na região. Esta quarta-feira foram levados 300 metros de fio em Meixedo, no concelho de Bragança.

O fio, que não estava revestido, foi retirado perto de uma cabine da EDP em direcção ao Santuário de Santa Ana.

Neste caso ainda não se conhece o valor do prejuízo.

 Já no início da semana, um transformador, em Vilarelhos, Alfândega da Fé, também foi alvo dos ladrões.Foi junto à barragem do Salgueiro e o equipamento servia de apoio ao sistema de rega da albufeira.

Os ladrões arrombaram a porta da cabine e para além dos elementos em cobre que compõem o transformador, também foram levados alguns cabos.

 Aqui o prejuízo ronda os 20 mil euros.

Para fazer frente a este tipo de furtos, a GNR já fez um levantamento de todos os equipamentos existentes no distrito e reforçou o patrulhamento.

 

“Fizemos um estudo dos postos de transformação da EDP e das operadoras de telemóvel e tentámos orientar o patrulhamento para locais estratégicos, para detectar alguns suspeitos ou apanhá-los em flagrante delito”, conta o Major Pousa da GNR de Bragança, que salienta que há mais do que um grupo organizado que se dedica a este tipo de furtos, sobretudo, no período nocturno.

 “Há indicações que haverá grupos de origem romena, sediados em Braga. Mas não só.”

Para o combate a este tipo de criminalidade, o Ministério de Administração Interna já anunciou que em breve vai lançar um plano para os distritos do interior do país baseado na experiência já implementada em Santarém e que consiste na colocação de sistemas de geo-referenciação nos equipamentos de cobre.

Escrito por Brigantia