Gastronomia, Cultura e Desporto em destaque no Festival das Migas e do Peixe do Rio

PUB.

Seg, 21/07/2014 - 18:33


  A Foz do Sabor recebeu, este fim-de-semana, o 6º Festival das Migas e do Peixe do Rio, que aliou a vertente gastronómica, cultura e desporto, com as provas do campeonato nacional de motonáutica.

A Foz do Sabor é a última aldeia piscatória de Trás-os-Montes, o que lhe permite oferecer produtos únicos na região, como as migas e o peixe pescado nos rios Sabor e Douro.
O presidente da Câmara de Torre de Moncorvo, Nuno Gonçalves, diz que o objectivo é promover o turismo com os recursos endógenos.
“Conseguimos para além do festival gastronómico ter aquilo que nós sempre quisemos que era que a Foz do Sabor se afirmasse como a porta de entrada para os futuros lagos do Sabor”, salienta.
Este ano aderiram três restaurantes da Foz do Sabor e cinco em Torre de Moncorvo. O autarca acredita que o festival pode ser potenciado, mas tudo dependerá da quantidade de peixe pescado, já que a filosofia do evento é “do rio para o prato”.
João Adegas, um antigo pescador, relembra os velhos tempos e explica as dificuldades que enfrentava na actividade.
“Eram águas correntes e às vezes ficávamos a uma certa distância do barco e tínhamos de puxar tudo à corda. Agora é tudo mais fácil”, conta.
Os visitantes chegaram de vários pontos do país, alguns pela primeira vez, outros já habituais, atraídos pela gastronomia e também pela componente desportiva do evento.
Quem visitou a única aldeia piscatória de Trás-os-Montes Montes, pôde ainda assistir ao arranjo de barcos e redes, ofícios tradicionais e a uma concentração de barcos tradicionais junto à praia fluvial. Escrito por Brigantia