Futsal: Vale Madeiro recua e não assume subida ao nacional por questões orçamentais

PUB.

Sex, 14/08/2020 - 12:18


O Vale Madeiro não vai participar no Campeonato Nacional de Futsal da 2ª Divisão. A equipa do concelho de Mirandela foi convidada pela Federação Portuguesa de Futebol a competir na prova, para ocupar a vaga deixada pelos Pioneiros de Bragança, mas a direcção decidiu não avançar para a estreia nos nacionais. 

Numa primeira fase, o Vale Madeiro chegou a assumir a subida mas depois de uma análise ao orçamento necessário para fazer face às despesas os responsáveis do clube decidiram não avançar para não comprometer a estabilidade financeira da equipa.

“Percebemos que o nosso orçamento estava a aproximar-se do limite daquilo que podíamos gastar. Quando decidimos parar tudo o que tínhamos planeado percebemos, por exemplo, que um jogo em casa podia ficar custar cerca de 350 euros e agora já fica em cerca de 500. Percebemos que não faz sentido estar a correr para algo que nos vai trazer problemas no futuro”, explicou Nelson Lopes, presidente do clube.

Para participar no Campeonato Nacional da 2ª Divisão o orçamento do Vale Madeiro teria que chegar aos 60 mil euros, enquanto no distrital não gasta mais do que 20 mil. Ainda assim, nas últimas semanas o clube conseguiu vários apoios mas faltou a garantia de uma injecção de capital imediato. “Em três semanas conseguimos muitos apoios e estaríamos a 15 mil euros do orçamento que precisávamos. Agora, se tivéssemos uma empresa que chegasse e de imediato nos desse 15 mil euros nós íamos ao nacional”.

Nelson Lopes destaca ainda o esforço do município de Mirandela para que o clube pudesse participar no nacional. “A autarquia foi incansável, foi até onde podia”, frisou.

Além da questão financeira há ainda a incerteza sobre o início e o formato da competição. “Nas três últimas semanas foi uma correria e um reunir de informações sobre o campeonato. A ideia que nós tínhamos no início era uma, uma semana depois já não era a mesma e na seguinte as alterações eram imensas. Acho que nem a federação sabe o que vai fazer, ou se sabe devia informar os clubes. Se algum clube sabe é porque tem informações privilegiadas”.

Face a todas as dificuldades a direcção do Vale Madeiro decidiu não avançar para a estreia no Campeonato Nacional de Futsal da 2ª Divisão.

O clube vira as atenções para a nova temporada no distrital e vai manter os jogadores que já tinham renovado (Ricardinho, Bruno Carvalho, Zé Luís, Ricardo Trigo e Colmeais), tal como a equipa técnica liderada por Bruno Costa.

 

 

Jornalista: 
Susana Madureira