Futsal: Guarda-redes mirandelense é campeão europeu de futsal

PUB.

Seg, 07/02/2022 - 12:31


Do pesadelo à euforia, Edu Sousa viveu uma mistura de emoções nas últimas duas semanas.

Portugal sagrou-se, ontem, bi-campeão da Europa de Futsal, depois de mais uma reviravolta no jogo da final, perante a Rússia. Tal como já tinha acontecido na meia-final com a Espanha, a equipa portuguesa esteve a perder por 0-2, mas voltou a inverter o resultado conseguindo bater os russos por 4-2.

A equipa portuguesa conquista, assim, pela terceira vez consecutiva, uma grande competição do futsal, depois de ter vencido dois Campeonatos da Europa (2018 e 2022) e o Mundial de 2021.

Também o mirandelense, Edu Sousa Veiga, fez parte da equipa que se sagrou campeã europeia. O guarda-redes de 25 anos, que atua, na Liga Espanhola, ao serviço do Viña Valdepenas, viveu sentimentos bem distintos nas últimas semanas.

Recorde-se que Edu estava convocado para integrar a selecção das Quinas, mas, tal como já tinha acontecido no Mundial de 2021, voltou a testar positivo para a Covid-19, um dia antes de viajar para os Países Baixos, e acabou por ter de ficar a cumprir o isolamento, sendo substituído por Bebé.

Uma semana depois, quando o Europeu já decorria, dá-se uma autêntica reviravolta. O mirandelense regressou ao lote de convocados devido a uma lesão de Bebé. Ontem, foi um dos bi-campeões europeus.

A equipa já foi recebida, esta manhã, pelo Presidente da República, para uma homenagem e Marcelo Rebelo de Sousa já prometeu que todos os elementos da selecção serão alvo de uma condecoração.

Nesta selecção, para além de Edu, há ainda três elementos de outros localidades transmontanas. O treinador Jorge Braz, que é natural de Valpaços, e ainda os adjuntos: Emídio Rodrigues e Pedro Palas, naturais de Chaves.

Escrito por Rádio Terra Quente (CIR - Cadeia de Informação Regional)