Qui, 24/02/2022 - 15:49
A preparação da equipa não foi fácil. É que sem escalões de formação de futsal feminino no distrito, o seleccionador distrital teve que recorrer às atletas que praticam futebol e nem todas quiseram integrar a convocatória. “Tem havido algumas condicionantes pelo facto de não haver atletas de formação que pratiquem futsal. A escolha teve que recorrer, na maioria, em atletas de futebol. Há atletas que não querem participar, e estão no direito delas, e as que participam têm os treinos e as competições dos clubes que representam e nem sempre é fácil conciliar com os trabalhos da selecção distrital”, explico Manuel Rodrigues.
As atletas que vêm do futebol têm que se adaptar às dinâmicas do futsal, o que significa trabalho acrescido para o seleccionador.
A selecção distrital de futsal feminino da A.F. Bragança tem como adversárias as equipas de Castelo Branco, Horta, Coimbra e Portalegre. Manuel Rodrigues antevê jogos complicados. “Vão ser jogos difíceis. Algumas selecções, sobretudo do interior, têm as mesmas condicionantes que nós temos. Com a pandemia não sabemos muito bem com o que contamos. Antes havia um seguimento maior das selecções. Com as selecções do interior os jogos serão mais equilibrados e com as restantes penso que vão ser mais difíceis”.
Seja qual for o resultado no torneio, o mais importante é participar e ganhar experiência, sublinha o técnico. “É uma experiência única para elas e já lhes fizemos entender isso. Já tivemos atletas, mesmo sem praticar futsal, foram convocadas para um estágio da selecção nacional, lembro-me do caso da Jéssica. É importantíssimo para elas estes torneios pois são uma montra. Há muita gente a observar estes torneios”.
O primeiro jogo da Selecção Distrital de Futsal Feminino da A.F. Bragança está marcado para sábado, às 17h00, com Castelo Branco. Segue-se a partida com a A.F. Horta, no dia 27, com Coimbra, a 28 de Fevereiro, e com Portalegre, no dia 1 de Março, ultimo dia de competição.
Os jogos realizam-se nos concelhos de Oliveira de Frades, São Pedro do Sul e Vouzela. Em prova vão estar 22 selecções distritais do continente e ilhas.
O Torneio Inter-associações de futsal feminino sub-17 é organizado pela Federação Portuguesa de Futebol em parceria com a Associação de Futebol de Viseu.