Futsal: Bina Rodrigues estreia-se como treinadora do Grupo Desportivo de Sendim

PUB.

Ter, 20/09/2022 - 10:44


Bina Rodrigues vai estrear-se como treinadora. A ex-guarda-redes do Grupo Desportivo Macedense assumiu o comando técnico do Grupo Desportivo de Sendim e já prepara a equipa para o Campeonato Distrital de Futsal sénior masculinos.

A técnica considera que tem pela frente um grande desafio, que lhe vai permitir evoluir. “É um grande desafio e será mais uma grande aprendizagem para mim”.

Depois de Rute Carvalho ter treinado a A.R. Alfandeguense em 2019, Bina Rodrigues é a segunda mulher a assumir o comando técnico de uma equipa de futsal masculino no distrito de Bragança.

A treinadora, de 42 anos, tem uma vasta experiência como guarda-redes e lamenta que ainda haja algum preconceito. “Ainda há algum machismo e preconceito, infelizmente. É que se for um homem a perder uma jogo ou dois no comando técnico de uma equipa ninguém diz nada, mas se for uma mulher apontam logo o dedo”.

Bina Rodrigues treina um plantel bastante jovem, salpicado com alguma experiência, caso de Branquinho, ex-jogador do C.A Mogadouro e que na época passada representou o Vimioso.

A treinadora antevê algumas dificuldades, pois há vários jogadores que vão estrear-se no futsal. “Vamos ter várias dificuldades. É uma equipa que está a iniciar-se na modalidade. A maior parte dos jogadores nunca jogou futsal”.

Ainda assim, Bina Rodrigues garante uma equipa lutadora. “Vamos tentar fazer o nosso melhor e entrar em casa jogo para ganhar”.

A treinadora também faz parte da direcção do Grupo Desportivo de Sendim e prepara-se para se estrear no comando no comando técnico da equipa no Campeonato Distrital de Futsal sénior masculinos.

No seu palmarés, como guarda-redes conta com 10 títulos distritais (7 ao serviço dos Pioneiros de Bragança, 1 no Vimioso, 1 no Santo Cristo e 1 no G.D. Macedense na época passada) e 5 taças distritais (Pioneiros de Bragança e 1 G.D. Macedense).

 

Jornalista: 
Susana Madureira