Futebol: Seleccionador distrital destaca a importância de defrontar selecções mais fortes

PUB.

Qui, 23/12/2021 - 15:10


A selecção distrital sub-14 da Associação de Futebol de Bragança somou duas derrotas no Torneio de Natal Costa Verde, organizado pela Associação de Futebol do Porto, 10-0 com Braga e 5-0 com Viana do Castelo.

Segundo o seleccionador distrital, Daniel Branquinho, a partida com Braga foi a mais complicada. “As diferenças competitivas são grandes. A selecção de Braga toda a gente sabe como é em termos de qualidade e quantidade. Nós tentamos lutar com as nossas armas naquele que foi o primeiro torneio de preparação para o Inter-associações. Foi o primeiro torneio e jogo de selecções em dois anos. Os miúdos estiveram privados de jogar nos últimos dois nos por causa da pandemia”.

Para o técnico a pandemia também agravou as dificuldades dos jovens jogadores pois a paragem longa fez com que se saltassem algumas etapas de formação. “Estes miúdos passaram do futebol 7 para o futebol 11, ou seja saltaram uma etapa, não passaram pelo futebol 9".

Daniel Branquinho lembra ainda as diferenças competitivas entre as selecções. Mas frisa a importância de os jovens jogadores participarem nestes torneios. “Nos clubes não vivem este tipo de contextos. Nos clubes até podem participar nos nacionais, mas não estão perante os melhores de cada distrito. Dou o exemplo da selecção da A.F. Braga que tinha dez jogadores do Vitória SC mais os que representam o Braga ou o Vizela. Só nestes contextos, apesar do resultado menos agradável, é que evoluem”.

A selecção sub-14 da A.F. Bragança participa no próximo ano no Torneio Lopes da Silva, que é uma antecâmara da selecção nacional sub-15.

Foto de A.F Bragança 

Jornalista: 
SM