PUB.

Futebol: Pedro Fernandes vai atingir a marca de 200 jogos pelo S.C. Mirandela

PUB.

Sex, 08/11/2019 - 23:29


O guarda-redes vai na oitava época consecutiva no clube e já leva quase 18 000 minutos a defender a baliza dos alvinegros.

Pedro Fernandes, 34 anos, vai completar, no próximo domingo, em casa, frente ao Maria da Fonte, a bonita marca de 200 jogos ao serviço do clube alvinegro que já representa há oito temporadas, desde 2012/2013.

O titular indiscutível da baliza do Mirandela diz sentir “orgulho” por atingir essa marca. “É uma marca muito interessante. De facto, nunca pensei fazer tantos jogos pelo Mirandela, mas é um orgulho representar este clube”.

Apesar de considerar que será um objetivo muito difícil de concretizar, Pedro Fernandes ainda não desistiu do sonho de levar o Mirandela à Segunda Liga. “Reconheço que não será fácil, mas vamos ver o que acontece no futuro”.

O guarda-redes natural de Vila Real explica o que têm afinal de especial o clube e as gentes de Mirandela. “Talvez as pessoas sejam mais acolhedoras, abordam-nos na rua, nos cafés, toda a gente nos conhece. Só é pena que tenha caído um bocadinho a adesão de espectadores nos jogos, mas espero voltar a ver mais pessoas no estádio”.

Ao longo destas oito épocas ao serviço do clube, como em tudo na vida, houve momentos altos e baixos. Pedro Fernandes descreve alguns. “Os momentos mais positivos terão sido no primeiro ano, porque andámos muito tempo em primeiro e eliminamos o Varzim, nos penaltis, da Taça de Portugal. O pior, talvez tenha sido, há cerca de dois ou três anos, quando houve salários em atraso e passámos o Natal sem dinheiro”.

Na época 2012/2013, quando chegou ao clube, o director desportivo era o actual presidente da direcção. Carlos Correia diz estar “orgulhoso do percurso do Pedro Fernandes no clube”, considerando que se trata de “um dos melhores guarda-redes do campeonato de Portugal”.

O líder dos alvinegros avança mesmo: “enquanto eu estiver no Sport Clube Mirandela, sem ele assim o entender, vai ficar sempre connosco”.

Na altura em que ingressou no Mirandela, o treinador era Vítor Maças que faz questão de “felicitar” o guarda-redes pela marca dos 200 jogos, sublinhando as qualidades de Pedro Fernandes, como jogador e como homem. “Ele transitou do Macedo de Cavaleiros para a equipa do Mirandela, que na altura treinava, e guardo isso com satisfação, até pelo percurso que tem feito no clube”, conta.

“Para além desse trajecto como jogador, ainda tem um trajecto numa área mais académica, em que ele está a investir e creio que isso é importante para o tornar um homem mais completo”, conclui o técnico que acabou de rescindir com o Vila Real.

No domingo, no jogo da décima jornada, em casa, frente ao Maria da Fonte, se o treinador Armando Santos o entender, Pedro Fernandes vai completar 200 jogos ao serviço do Mirandela.

Esta temporada, o guarda-redes é totalista nos nove jogos do campeonato e nas últimas oito épocas tem sido o dono da baliza dos alvinegros, totalizando 17 830 minutos, nos 199 jogos. Conta com 87 vitórias, 53 empates e 59 derrotas.

Pedro Fernandes representou nas camadas jovens o Abambres, o F.C. Porto e o SC Braga. Como sénior, começou por defender as cores dos Dragões Sandinenses, passou ainda pelo Marítimo B, Salamanca, Desportivo das Aves, Sertanense e Macedo de Cavaleiros.

O guarda-redes dos alvinegros também foi internacional nas selecções jovens de Portugal, tendo mesmo integrado a equipa que marcou a estreia de Cristiano Ronaldo nas selecções jovens.

 

Escrito por Terra Quente (CIR)