Futebol: Macedo soma empate caseiro e quebra ciclo de cinco jornadas sem pontuar

PUB.

Dom, 16/01/2022 - 19:38


O Clube Atlético de Macedo de Cavaleiros quebrou um ciclo negativo de cinco jornadas sem pontuar.

Os macedenses empataram este domingo a uma bola na recepção ao S.C. Vila Real, o dérbi transmontano da jornada 12 da série B do Campeonato de Portugal.

Para José Carlos Afonso, técnico do Macedo, mais importante que pontuar foi “a postura e a atitude de todos os jogadores” dentro das quatro linhas. “Eu sabia que era um jogo importante, pois era em casa. Houve uma postura excelente por parte de todos os jogadores. Essa atitude já foi notória nos treinos e no jogo anterior, apesar da derrota”.

No entanto, o treinador considera que falta mais maturidade no sector defensivo e ofensivo.” Precisámos de ter gente mais experiente e gente que dê mais um bocadinho para conseguirmos não sofrer, principalmente. Hoje já tivemos o Flávio, que esteve muito tempo lesionado. O João é um jogador atlético, mas falta-lhe alguma maturidade e é isso que estamos a tentar dar-lhe para nos jogos não falhar lances que podem matar os jogos”.

Antevê-se, por isso, a chegada de reforços nos próximos dias. “Estamos a trabalhar nesse sentido e penso que na próxima semana vão chegar reforços. Não queremos cometer erros. É muito difícil com o orçamento que temos contratar jogadores de um nível diferente, mas estão adiantadas as conversações para que isso aconteça”.

O empate caseiro traz motivação ao grupo e o técnico acredita no crescimento da equipa e na concretização do principal objectivo na segunda fase do campeonato. “Se continuarmos a crescer desta maneira estou convencido que na fase seguinte vamos ser uma equipa diferente”.

Quanto ao técnico do S.C. Vila Real destaca as dificuldades sentidas pela sua equipa face ao mau estado do terreno de jogo, o que obrigou os vilarealenses a praticar um futebol mais directo. Diogo Coutinho considera que o jogo “não foi bem jogado”. “O relvado não nos permitiu fazer aquilo que mais gostamos, ou seja, sentimos uma dificuldade inicial na adaptação ao piso. A bola saltava muito e obrigou-nos a adaptar a nossa forma de jogar, optando por um jogo mais directo, que não faz parte da nossa forma de jogar e causou-nos desconforto”.  

Mas, Diogo Coutinho reconhece que a sua equipa não esteve bem em determinados momentos do jogo. “Tínhamos capacidade para fazer mais e melhor. Ainda assim, não nos podemos desculpar com o relvado pois era igual para as duas equipas. Há momentos em que temos que estar mais preparados para as segundas bolas e mais preparados para a disputa de bola aérea e aí fomos inferiores”.

O S.C. Vila Real marcou primeiro, aos 44’, por intermédio de Davi e aos 59’ Flávio Barbosa fixou o resultado em 1-1.

O avançado do Macedo regressou à competição após a paragem de cerca de quatro meses devido a uma lesão.

O Macedo soma agora dois pontos, mas continua no último lugar da tabela. Na próxima jornada joga fora com o Berço SC.

 

Jornalista: 
Susana Madureira