Futebol: F.C. Vinhais promove projecto de dinamização das aldeias do concelho

PUB.

Qui, 11/08/2022 - 09:56


“F.C. Vinhais On Tour” é o nome do projecto do Futebol Clube Vinhais para promover a prática de desporto nas aldeias do concelho e recuperar infra-estruturas desportivas.

A ideia era antiga e foi agora finalmente colocada em prática. O projecto arrancou em Celas com a parceria da Junta de Freguesia. “Já havia uma ideia para fazer isto. O João e a Junta de Freguesia de Celas tiveram um papel importante para colocar o projecto em prática. Não nos vamos restringir ao futebol. Iremos a outras aldeias com atletas de outras modalidades. Estamos num concelho com aldeias bastante isoladas e este projecto é uma forma de trazer movimento a estes locais”, explicou Carlos Afonso, presidente do F.C. Vinhais.

O responsável do emblema de Vinhais não tem dúvidas que este tipo de projectos aproxima os vinhaenses do clube. “Eu costumo dizer que o F.C. Vinhais é o clube do concelho e não me engano. Nós tivemos, ao longo dos anos, também pela perda de população, cada vez menos pessoas no estádio. Como é que vamos contrariar isso?”

O projecto não tem um prazo para terminar, pois a intenção do clube é chegar a todas as aldeias do concelho. “É um projecto para se ir fazendo e que não está limitado no tempo. O que nós queremos é reactivar, se for preciso, o desporto nas aldeias e proporcionar uma tarde diferente às pessoas dessas localidades”.

Carlos Afonso diz que depois de levar o projecto a Celas já várias freguesias contactaram o clube para receber a iniciativa. “Temos já várias datas agendadas. Muitas juntas de freguesia já entraram contacto connosco para recriar o que fizemos em Celas. O que nós queremos é voltar a ver as aldeias cheias, com crianças a praticar desporto e passar uma tarde diferente”.

O “F.C. Vinhais on Tour” leva a prática de futebol às aldeias do concelho, promove o convívio e ajuda a recuperar infra-estruturas desportivas.

Foto de F.C. Vinhais 

Jornalista: 
Susana Madureira