Freixo de Espada à Cinta é o município do distrito com maior endividamento per capita

PUB.

Seg, 04/08/2014 - 20:04


Freixo de Espada à Cinta é o município do distrito de Bragança com maior endividamento per capita e o segundo do país. Por outro lado, Bragança, Vinhais e Vila Flor têm o melhor desempenho do distrito. São números avançados pelo Portal de Transparência Municipal relativos ao final de 2013.

Os indicadores estão disponíveis no Portal de Transparência Municipal, desde meados do mês de Julho e reportam a situação dos 308 Municípios referente a 31 de Dezembro de 2013.
Nessa data, as 12 câmaras do distrito de Bragança tinham uma dívida total superior a 142 milhões de euros, com Mirandela a ser o concelho com a maior dívida superior a 25 milhões de euros, seguido de Macedo com 20,5 milhões e Alfândega da Fé com 20 milhões.
Vinhais é o concelho do distrito com melhor situação financeira, com 2,9 milhões e Vila Flor com 3 milhões, figuram mesmo nas melhores 50 câmaras do País.
No entanto, se dividirmos a dívida pelos habitantes dos respectivos concelhos, é Freixo de Espada à Cinta que tem a maior dívida per capita do distrito e a segunda mais elevada de Portugal.
No final de 2013, tinha uma dívida de 18,6 milhões de euros, com uma média anual de 5000 euros por cada habitante do concelho, bem acima da média nacional, que ronda os 893 euros per capita.
O segundo pior desempenho do distrito é de Alfândega da Fé, onde cada habitante deve cerca de 4 mil euros. A seguir vem Torre de Moncorvo, onde cada habitante deve cerca de 2170 euros. Depois aparece Macedo de Cavaleiros com 1330 euros per capita. No concelho de Miranda do Douro, os nove milhões de dívida, repartida pelos habitantes, dá cerca de 1260 euros. A meio da tabela no distrito de Bragança, está Mirandela, onde cada habitante deve cerca de 1080 euros.
Abaixo da média nacional, estão os restantes seis Municípios. Vimioso com 770 euros, por habitante. Carrazeda de Ansiães, com 744 euros. Mogadouro com 685. Cada habitante de Vila Flor deve 466 euros. Vinhais com 330 euros e Bragança com 329 euros, per capita, são os melhores do distrito neste indicador revelado pelo Portal de Transparência Municipal, uma iniciativa do Governo Constitucional para o aumento da transparência da gestão da administração pública local aos cidadãos. Aqui são apresentados e disponibilizados um conjunto de indicadores relativos à gestão dos 308 municípios portugueses, bem como a sua agregação nas entidades intermunicipais.
A plataforma online é de acesso público e disponibiliza mais de 100 indicadores relativos à gestão dos municípios, agregando dados até agora dispersos por várias bases públicas.
A gestão do Portal está a cargo da Direção Geral das Autarquias Locais em parceria com o Instituto Nacional de Estatística.

Escrito por Terra Quente (CIR)