Francisco Alves defende que o comboio seria muito mais vantajoso para a região do que o avião

PUB.

Qua, 16/07/2014 - 13:18


  O comboio seria muito mais vantajoso para a região transmontana do que o avião. Esta é a convicção de Francisco Manuel Alves, um dos fundadores do movimento DARTE, Defender, Autonomizar e Rejuvenescer Trás-os-Montes. O também escritor considera que se houvesse comboio para Espanha, seria mais fácil atrair turistas para o chamado turismo de fim-de-semana.

“O comboio é um transporte de futuro. É ecológico, não gasta tanto combustível como um avião e traz muito mais gente. Poder apanhar um comboio em Bragança e, passado uma hora, estar em Vigo para fazer um fim-de-semana de praia, não era um bem para toda esta região?”, questiona.

Francisco Manuel Alves considera essencial que os acessos a Espanha sejam melhorados. Recorda que a Câmara Municipal de Bragança tem reivindicado o prolongamento do IP2 até à Puebla de Sanabria mas que até ao momento ainda não conseguiu.

“Se a autoestrada nos ligasse à Puebla de Sanabria e à autoestrada espanhola, já estaríamos muito melhor. E porque é que o ex-presidente da Câmara Municipal de Bragança e o actual ainda não conseguiram? O que é que está a emperrar? Temos que lutar todos, a nível de cidadãos e a nível de políticos, pelas ideias que achamos que são consensuais”, salienta.

O professor de Filosofia aposentado e que perdeu a visão na sua juventude, editou a agora o seu primeiro livro, Trás-os-Tempos. Está em entrevista no 5 perguntas de hoje, já a seguir, aqui na Rádio Brigantia.
Escrito por Brigantia