FPDD promove projecto "Desporto com Bicas à Inclusão" em Bragança

PUB.

Dom, 13/05/2018 - 15:30


A Federação Portuguesa de Desporto para Pessoas com Deficiência (FPDD) promoveu, este sábado, em Bragança, a formação “Iniciação à Atividade Física e Desportiva em Crianças e Jovens com necessidades educativas especiais”, no âmbito do projecto “Desporto com Bicas é Inclusão”.  

A iniciativa contou com cerca de 20 professores das escolas e instituições de apoio a pessoas com deficiência, que receberam formação em várias modalidades.

“O objectivo é promover o desporto para pessoas com deficiência. Neste projecto damos formação a professores e técnicos de desporto de várias modalidades. Hoje foi a parte prática em que experimentaram várias modalidades”, explica Carlota Leão, técnica da FPDD.

O projecto divulga as várias modalidades, capta praticantes e proporciona actividade formativa aos técnicos e professores no âmbito do desporto adaptado.

A FPDD quer levar o projecto “às várias regiões do país, sobretudo ao interior”, destaca Carlota Leão.

Boccia, polybat, voleibol sentado, goalball e slalom em cadeira de rodas foram as modalidades abordadas na formação. Desportos que Sérgio Afonso, técnico da Academia do Centro Social Paroquial Santos Mártires, instituição parceira da iniciativa em Bragança, considera “importantes na inclusão das pessoas portadoras de deficiência na sociedade”.

A próxima acção, em Bragança, do projecto “Desporto com Bicas é Inclusão” está marcada já para o próximo mês de Junho, nos dia 12 e 13, através do “Dia do Desporto Inclusivo”, que vai contar com escolas e instituições de todo o distrito de Bragança.

 

 

 

Jornalista: 
Susana Madureira