Fotógrafo brigantino pede apoio para ir ao Pólo Norte

PUB.

Ter, 19/01/2016 - 11:31


 Um fotógrafo brigantino está a pedir ajuda para ir ao Pólo Norte. Pedro Rego está a pedir a colaboração de todas as pessoas e empresas que queiram associar-se ao projecto “Pólo Norte - o degelo final”. O objectivo é ir àquele ponto do planeta fotografar e filmar animais e paisagens, de forma a sensibilizar a população para as consequências do aquecimento global. “As pessoas ainda não têm a noção do perigo que existe para o planeta, se houver um degelo do Pólo Norte. Pretende-se fazer um documentário, em vídeo e fotografia, para que as pessoas se possam ligar sentimentalmente a uma região do planeta que não é acessível a todos, sensibilizando-as para esta problemática”, sustenta o fotógrafo de 36 anos, que há dois abandonou a carreira de docente para se dedicar à fotografia de natureza.  

O orçamento para uma viagem de 15 dias é de 6200 euros, com início a 8 de Junho, em vários meios de transporte.
Além do material fotográfico, Pedro Rego dispõe de 3200 euros para este projecto e pede ajuda para angariar os restantes 3000 através da plataforma de crowdfunding, disponível na internet.
Para realizar o trabalho, que poderá culminar numa exposição ou livro, Pedro Rego vai enfrentar temperaturas que rondam os 30 graus negativos e não vai ter uma vida fácil.
“Vão ser dias de trabalho intenso, em que tenho apenas a possibilidade de dormir cerca de quatro horas por dia. Vou acampar no meio da neve, no meio do nada, com todos os riscos que daí possam advir como, por exemplo, tempestades. Vou sozinho mas sinto-me preparado”, garante.
O fotógrafo tem a preocupação de retribuir aos participantes a ajuda prestada, podendo esta considerar-se uma compra antecipada de um trabalho fotográfico.
Por exemplo, se contribuir com mais de 15 euros poderá escolher uma fotografia, um poster ou uma tela com a imagem de uma paisagem ou animal fotografados no âmbito do projecto, conforme o valor investido. A plataforma aceita, no entanto, doações a partir de 2 euros. Escrito por Brigantia.