"Fly-in Careto Airshow" promete animar os céus de Bragança este fim-de-semana

PUB.

Sex, 02/09/2016 - 11:17


O Aero Clube de Bragança deu uma nova imagem ao Raid Aéreo do Nordeste Ibérico deste ano, associando os tradicionais caretos. O “Careto Fly-In Air Show” vai colorir o céu de Bragança nos próximos dois dias com aviões, acrobacias aéreas e aeromodelismo.

O evento traz à cidade 70 aeronaves ligeiras com pilotos portugueses e espanhóis, entre outras actividades, como explica Nuno Fernandes, da organização. “Este evento é muito mais do que um festival aéreo. Tem tudo a ver com aviação mas não é um festival só de aviões. Vamos ter simuladores, actividades para crianças, vão ser várias actividades, não só no ar, mas também no solo”,  referiu. Amanhã, o primeiro dia do festival pretende trazer a aviação à cidade e aproximar a população do AeroClube.

No centro histórico de Bragança há subidas em balão de ar quente e corridas de drones. Pedro Oliveira, também da organização, explica que é uma actividade que está a ganhar terreno. “A corrida de drones está a ser organizada por um grupo de jovens do centro do pais que tomou um pouco as rédeas às competições de drones em Portugal. É uma actividade que ainda não tem uma classificação muito assumida mas que está a ganhar adeptos a uma velocidade muito grande”, contou. 

O Careto Fly-In AirShow tem ainda uma vertente social já que vai proporcionar a vários utentes de IPSS da cidade a experiência de voar. O momento vai ser especial, sobretudo para a centenária Maria das Dores, utente da Obra Social Padre Miguel, que pela primeira vez vai andar de avião. Este foi o presente que lhe foi oferecido na comemoração do seu 100º aniversário. Maria das Dores está ansiosa pela experiência e diz não ter medo das alturas.”Não tenho medo nenhum. Já andei de barco mas de avião vai ser a primeira vez”, referiu à Brigantia. 

Já no domingo, o festival recebe os participantes do 13º Raid Ibérico e para a tarde estão agendadas demonstrações de aeromodelismo, voo de planadores, voos de divulgação, espetáculos de acrobacia e sobrevoo de Caças F-16 da Força Aérea Portuguesa.

O festival Careto Fly-In Airshow conta com a parceria da Câmara Municipal de Bragança, da Associação Portuguesa de Aviação Ultraleve e da Rádio Brigantia, que vai estar em directo, no domingo à tarde, do aeródromo municipal. Escrito por Brigantia. 

Jornalista: 
Susana Madureira