PUB.

Festival literário espanhol de Segóvia inspira-se em Rio de Onor

PUB.

Ter, 28/06/2022 - 09:55


Rio de Onor, aldeia do concelho de Bragança, é fonte de inspiração para o Hay Festival Segóvia, em Espanha, um encontro literário internacional que acontece em Setembro

Representantes políticos e turísticos e jornalistas foram até à localidade transfronteiriça perceber as suas tradições e costumes. A directora do festival, Maria Sheila Cremaschi, mostrou-se encantada com a localidade que diz ser mágica e de onde leva muitas ideias:

“Representa parte do conceito do que é o festival, o mundo rural, a sustentabilidade e a natureza. Nada é mais concreto e mais exacto do que este maravilhoso lugar”, apontou

O objectivo da visita é também que a essência de Rio de Onor seja depois dada a conhecer aos visitantes do festival, atraindo turistas à aldeia transfronteiriça. O presidente da União das Freguesias Aveleda e Rio de Onor, Mário Gomes, realçou a importância da visita, mas admite que é preciso mais cooperação entre Portugal e Espanha.

“Continuarmos com a cooperação, que tem sido pouca. Consideramos que esta actividade é de extrema importância, quer para a divulgação, história e cultura deste povo, quer para o país. Se não houver o apoio político, se os políticos não vierem ao terreno perceber as nossas preocupações, falar de cooperação transfronteiriça é perder tempo”, criticou.

Trazer espanhóis até ao nordeste transmontano é agora mais fácil com o AVE, que chega até Puebla de Sanabria, mas depois é preciso apanhar outro meio de transporte até à região. A directora do Turismo de Portugal em Espanha, Maria de Lurdes Vale, destacou a proximidade entre Madrid e Bragança, mas diz que é preciso ter melhores ligações. “Os espanhóis têm melhores ligações do que nós. Embora já exista comboio até Puebla de Sanabria, que está a 20 minutos daqui, não tem os horários que nós gostaríamos. Também é uma forma de mostrar que é preciso ter boas ligações para que as pessoas possam conhecer estes sítios maravilhosos que temos na raia”, frisou a directora do Turismo de Portugal em Espanha.

O embaixador de Portugal em Espanha também marcou presença. João Mira-Gomes referiu que a visita a Rio de Onor é prova do trabalho transfronteiriço que está a ser desenvolvido.

“Esta visita significa um exemplo muito concreto do que se está a fazer no âmbito da estratégia comum de desenvolvimento transfronteiriço, que é dar vida a aldeias da raia”, sublinhou.

O Hay Festival Segóvia, em Espanha, acontece de 15 a 18 de Setembro, com um dia específico dedicado a Portugal. Vai contar com a presença da artista Joana Vasconcelos e ainda vão ser recitados poemas de escritores como Florbela Espanca e Miguel Torga. Escrito por Brigantia.

Jornalista: 
Ângela Pais