Feiras tradicionais preenchem o fim-de-semana prolongado

PUB.

Sex, 29/10/2010 - 10:13


Uma das maiores edições de sempre. A feira dos Grazes de Sendim espera este ano mais de 250 expositores. Uma feira centenária que espera contribuir para a preservação do burro mirandês.

Um evento dedicado à exposição de máquinas, produtos agrícolas, artesanato, raça asinina Mirandesa, com eventos culturais e recreativos, e onde pode saborear a Gastronomia como a posta à Sendinesa.

Filipa Xastre, da organização, salienta que a feira deste ano quer manter a tradição, contribuindo assim para a preservação da raça asinina mirandesa.

 “É importante que esta raça não se extinga e, por isso, temos sempre presentes os burros na feira e para não deixar morrer a tradição”, explica.

Um dos objectivos da feira é a dinamização da economia local, “mas principalmente trazer pessoas a Sendim. O local está bem concebido, porque as pessoas acabam por conhecer as ruas e as lojas da cidade.”

Esta feira é marcada pela habitual animação de rua com os Pauliteiros e o já tradicional desfile de burros.

O certame deste ano conta com um orçamento de 5 mil euros.

 Os Grazes de Sendim começam hoje e decorrem até Domingo.

Hoje arranca também a feira das sopas e merendas, em Freixo de Espada à Cinta, que inclui um passeio BTT, amanhã, e um outro de Todo-o-Terreno, marcado para domingo.

Mais logo, ao meio-dia, é também a abertura oficial da nona edição da Norcaça, Norpesca e Norcastanha, no pavilhão do NERBA, em Bragança, que também tem um passeio TT no domingo, a cargo do Nordeste Automóvel Clube.

Escrito por CIR