Feira do Fumeiro de Vinhais passa ao lado da crise

PUB.

Ter, 27/01/2015 - 10:40


A Feira do Fumeiro de Vinhais tem passado ao lado da crise. E a concorrência não afecta o sucesso do certame mais antigo no país.

A garantia foi deixada pelo vice-presidente da Câmara Municipal, Luís Fernandes, na apresentação da edição deste ano da Feira do Fumeiro, que se realiza de 5 a 8 de Fevereiro. O responsável autárquico espera adesão idêntica à dos últimos anos, sendo esperados cerca de 50 mil visitantes na capital do fumeiro. Luís Fernandes defende que o sucesso da feira se deve à qualidade dos produtos.“A concorrência nota-se sempre, mas nós não sofremos dessa concorrência, porque, além da importância e do dinamismo que a feira já tem, tem um factor aqui um factor que é mais importante que é a qualidade destes produtos que é única”, realça o autarca.O aumento da presença de empresas locais no pavilhão do artesanato é uma das novidades da 35.ª feira do fumeiro, que vai ter ainda espaço para colóquios sobre os apoios comunitários do novo quadro comunitário. Ao todo, a feira vai reunir 70 produtores de fumeiro regional certificado, mais quatro em relação ao ano passado. Carla Alves, coordenadora da feira e da Associação Nacional de Criadores de Suínos de Raça Bísara, assegura que esta adesão está relacionada com a tendência de aumento das explorações da raça bísara.“O crescimento da produção de fumeiro de Vinhais tem sido o grande responsável por esta raça estar neste nível de expansão e de reconhecimento nacional e internacional, quando há 20 anos estava praticamente desaparecida”, salienta Carla Alves.

A Câmara Municipal de Vinhais investe cerca de 140 mil euros na Feira do Fumeiro. O retorno esperado pela organização para a região é de 6 milhões de euros durante os 4 dias do certame.

Escrito por Brigantia