PUB.

Feira do Folar em Valpaços

PUB.

Qua, 05/03/2008 - 09:18


O Folar é um dos emblemas da gastronomia transmontana, associada a Valpaços. Para promover este produto realiza-se, de 14 a 16 de Março, a 10ª edição da “Feira do Folar”.  

A autarquia espera que o certame seja visitado por 75 mil pessoas e que sejam vendidas cerca de 60 toneladas de folar, e entre 6 a 8 toneladas de enchidos. Números do ano passado que, segundo a organização, devem repetir-se em 2008.

Amílcar Castro Almeida, vereador da Câmara Municipal de Valpaços, salienta as novidades preparadas para a “Feira do Folar”. “A prova comentada de vinho em que vamos ter a presença de vários enólogos que vão comentar e prestar as informações técnicas necessárias quanto à casta e à origem do respectivo vinho”, realça Amílcar Almeida que diz acreditar que, “as pessoas aguardam com ansiedade a proximidade da Páscoa para se realizar a feira do Folar, esta é a grande novidade, não só em Valpaços como em toda a região”.

 

A certificação do produto é uma das prioridades da autarquia, mas que ainda não teve um desfecho positivo. O vereador salienta que o processo está em andamento, mas tem sofrido algumas adversidades. “A certificação do folar ao longo deste ano teve algumas vicissitudes, sabemos que não é fácil atendendo aos ingredientes que comporta o folar… porque requer uma certificação de cada produto para haver uma certificação final”, esclarece o vereador. “Posso lhe garantir que está em fase de andamento e acreditamos que no próximo ano vai estar tudo preparado para apresentarmos a certificação do folar”, diz Amílcar Almeida.

  

Este ano, a autarquia vai novamente estabelecer regras de higiene para a confecção, manuseamento e exposição do folar, pois na última edição a ASAE visitou o certame mas não houve nada a apontar. “Nós sabemos de antemão que a ASAE faz cumprir termos higiene, a apresentação e a confecção do produto, nós incutimos nas pessoas que ao estarem a vender o folar com qualidade estão a levar bem longe o nome do concelho e o produto, e que as pessoas que nos procuraram este ano certamente para o ano tornarão cá”, declara o organizador do certame. 

 

Nos dias 14, 15 e 16 de Março decorre em Valpaços a décima edição da Feira do Folar.

Vão estar presentes 77 expositores, três restaurantes e uma tasquinha com produtos locais para degustar. A Feira está orçada em cerca de 100 mil euros e deverá ter um retorno financeiro para o concelho de aproximadamente 1 milhão de euros.